FOTO: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, na quarta-feira (17/12), a programação comemorativa pelos 30 anos de fundação do órgão, responsável por ações de licenciamento ambiental, fiscalização e monitoramento ambiental no estado. Ao longo das atividades, realizadas entre os dias 2 e 17 de dezembro, 852 pessoas participaram de palestras, painéis técnicos, oficinas, visitas ao barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira, atividades educativas no Bosque Vandete Rocha, além da feira de expositores.

Além do volume de atividades, a programação se destacou pela abertura do Ipaam ao diálogo técnico e científico, aproximando o Instituto de universidades, centros de pesquisa, especialistas e profissionais de diferentes áreas, em um ambiente voltado à troca de experiências e ao compartilhamento de conhecimento.

Na avaliação do diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a programação dos 30 anos representou um momento de fortalecimento institucional, ao reunir entregas concretas, valorização dos servidores e ampliação do diálogo técnico com a sociedade, especialmente com o meio acadêmico e especialistas que contribuem para o aprimoramento contínuo das atividades do Instituto. “Os 30 anos do Ipaam demonstram que o Instituto chega a esse marco mais moderno, estruturado e próximo da sociedade. A programação foi construída com diálogo, participação e resultados, reforçando nosso compromisso com serviços ambientais cada vez mais eficientes, transparentes e acessíveis”, afirmou Gustavo Picanço.

Entre as principais destaques da programação estão o lançamento do Sistema de Logística Reversa (Sisrev), a implantação dos totens de autoatendimento do Ipaam Digital, a inauguração da nova recepção da sede, a entrega simbólica dos Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia e a publicação da Portaria Ipaam nº 162/2025, que atualiza as regras de reposição florestal no Amazonas, corrigindo distorções e fortalecendo a segurança jurídica dos processos ambientais.

Como parte das ações comemorativas, o governador Wilson Lima sancionou a lei que garante o reajuste da data-base dos servidores do Ipaam, com recomposição salarial de 5,53% a partir de 1º de janeiro de 2026.

Também foi anunciada a banca organizadora do concurso público do Instituto, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com a previsão de publicação do edital até o fim do mês, após 18 anos sem a realização de um concurso no órgão.

A programação também contou com atividades educativas e lúdicas no Bosque Vandete Rocha, voltadas à educação ambiental e à sensibilização do público, além de visitas técnicas ao barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira, utilizado em ações de monitoramento e estudos ambientais. Painéis temáticos abordaram temas como fauna silvestre, recursos hídricos, licenciamento ambiental e fiscalização, com participação ativa de universitários, pesquisadores e profissionais de diferentes instituições.

Criado em 14 de dezembro de 1995, o Ipaam é responsável pela execução de ações de licenciamento ambiental, fiscalização, controle florestal, manejo de fauna, monitoramento de recursos hídricos, regularização de atividades agropecuárias e pesqueiras, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. As ações alusivas aos 30 anos marcam um novo ciclo institucional e terão continuidade ao longo de 2026, com novos projetos, entregas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da atuação técnica e administrativa do Instituto.

Artigo anteriorCigás garante capacidade para atender demanda de data centers
Próximo artigoExpressões faciais podem revelar sinais precoces de depressão, aponta estudo japonês