O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas realiza, nesta quarta-feira (27/8), uma programação na Vila de Paricatuba (Iranduba/AM) voltada à preservação do patrimônio cultural e ao fortalecimento da comunidade. A ação faz parte das comemorações do mês do patrimônio e será realizada de 9h às 17h.

Às 9h, será realizada uma vistoria técnica conjunta com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) para marcar a entrega dos serviços preliminares de cercamento e escoramento provisório das ruínas de Paricatuba. Essas medidas garantem a estabilidade da estrutura até o início da elaboração dos projetos e da execução das obras de reforço estrutural, previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A visita contará com a presença da Associação de Moradores da Vila.

Na sequência, o Iphan promove uma ação de capacitação com os integrantes do Projeto Viva Paricatuba, formada por comunitários. A atividade abordará aspectos arquitetônicos e arqueológicos das ruínas, além de discutir a importância de sua preservação como patrimônio cultural e memória coletiva.

Durante a tarde, a programação segue com uma oficina participativa sobre turismo e preservação do patrimônio da Vila de Paricatuba, em parceria com a Amazonastur, Associação de Moradores e comunidade local. A iniciativa tem como objetivo identificar desafios e propor ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável da vila, envolvendo representantes do poder público, como Governo do Estado e Prefeitura de Iranduba.

Artigo anteriorNova pesquisa sugere ajuda no controle de peso para casos de diabetes
Próximo artigoSíndrome do coração partido: quando o estresse intenso imita um ataque cardíaco