Reprodução/X

Israel lançou na madrugada deste sábado (7/3) uma série de ataques de grande amplitude contra alvos governamentais em Teerã, no oitavo dia da escalada no Oriente Médio. Nesta manhã, o presidente do Irã, Massoud Pezeshkian, pediu desculpas aos países vizinhos atingidos por mísseis iranianos desde o início do conflito com Estados Unidos e Israel, em 28 de fevereiro.

Segundo o Exército israelense, “as Forças de Defesa de Israel iniciaram uma onda de bombardeios de grande escala” após detectar uma nova salva de mísseis iranianos em direção ao território israelense.

Horas depois, Pezeshkian afirmou em discurso na TV estatal que Teerã só reage quando é atacado e reiterou o pedido de desculpas: “Peço desculpas (…) aos países vizinhos que foram atacados pelo Irã.” Ele acrescentou que o Irã não se renderá aos Estados Unidos nem a Israel.

Os ataques ocorrem enquanto Estados Unidos e Israel mantêm, desde 28 de fevereiro, uma campanha militar conjunta contra o Irã. Na sexta-feira (6/3), Donald Trump declarou que deseja a “capitulação” de Teerã e afirmou que “precisa estar envolvido” na escolha do sucessor do líder supremo Ali Khamenei, morto no fim de semana passado. A Casa Branca reiterou que não haverá negociações “até que o Irã deixe de representar uma ameaça aos EUA e até que os objetivos da operação ‘Fúria Épica’ sejam alcançados”.

Ataques israelenses e resposta iraniana

A aviação israelense declarou ter atingido 400 alvos no oeste do Irã desde o início do dia, incluindo lanceiros de mísseis balísticos e depósitos de drones. Em Teerã, os bombardeios visaram diretamente a infraestrutura governamental. No sul do país, em Chiraz, 20 pessoas morreram e 30 ficaram feridas, segundo autoridades locais.

O Irã continua a responder com novos disparos de mísseis contra Israel. Explosões foram ouvidas em Tel Aviv na manhã deste sábado. Mais de 80 aviões de combate israelenses teriam sido mobilizados apenas hoje para atingir posições iranianas.

Artigo anteriorTrump chama Irã de “perdedor” e diz que país será “duramente atacado”