Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images

Israel bombardeou, com aviões de guerra, o sul do Líbano nesta sexta-feira (12/12), violando mais uma vez o cessar-fogo com o país. Segundo o Exército israelense, foi atingido um complexo de treinamento e qualificação utilizado pela Força Radwan, do Hezbollah.

Um cessar-fogo na região está em vigor há um ano. Porém, Israel mantém as ofensivas no país, principalmente no sul, com o objetivo de atingir membros do grupo radical Hezbollah.

“No início desta semana, um complexo de treinamento do Hezbollah já havia sido atingido. Hoje, um segundo local foi alvo”, informaram as forças israelenses.

Eles acrescentaram que o complexo era utilizado para treinamento e que “os terroristas participaram de exercícios de tiro e de outros treinamentos relacionados ao uso de diversos tipos de armas, destinados ao planejamento e execução de ataques terroristas contra tropas das FDI e civis israelenses”.

“Como parte dos ataques, as FDI, guiadas por inteligência militar, atingiram infraestrutura militar adicional do Hezbollah em várias áreas no sul do Líbano”, informaram os israelenses.

Segundo Israel, o treinamento do Hezbollah constitui uma violação dos “entendimentos entre Israel e Líbano” e representa uma ameaça ao Estado de Israel. O país afirmou ainda que continuará atuando para eliminar qualquer ameaça.

Negociações

Israel e Líbano abriram negociações — a primeira rodada desde a décadas de 1980 — na tentativa de abrir o diálogo entre as duas nações em meio ao cessar-fogo em vigor no país.

O encontro aconteceu na sede da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil), localizada na região libanesa de Naqoura.

Artigo anteriorEscolas Nilton Lins forma sua primeira turma de Técnicos de Enfermagem em Manaus
Próximo artigoVirada Feminina chega a Barreirinha por iniciativa da primeira-dama Bárbara Lemos e fortalece rede de apoio às mulheres