
Em resposta à Câmara dos Deputados, o Itamaraty estimou a quantidade de brasileiros que, atualmente, estão presos nos Estados Unidos em razão de sua situação migratória irregular.
A estimativa do ministério foi enviada no início de dezembro, em resposta a um requerimento de informação protocolado pelo deputado Rui Falcão (PT-SP), e aponta cerca de 2,6 mil brasileiros em prisões americanas.
Segundo a pasta, o número foi apurado pelas repartições consulares e considera apenas brasileiros detidos por problemas migratórios. O Itamaraty ressalta ainda que o número oficial “não está disponível para as autoridades brasileiras”.
“O número de cidadãos brasileiros atualmente detidos em unidades prisionais norte-americanas não está disponível para as autoridades brasileiras. O número estimado de brasileiros detidos em razão da situação migratória, apurado pelas repartições consulares naquele país, é de 2.635 pessoas. Ressalte-se que essa quantidade pode variar, em razão de novas detenções, de libertações — muitas em razão de gestões consulares — e de deportações”, afirmou a pasta.
O ministério também informou ao parlamentar que, ao longo de 2025, primeiro ano de Donald Trump em seu retorno à Casa Branca, 2.785 brasileiros foram deportados em 32 voos. Desde 2022, a pasta contabiliza 7.776 deportados.
Sobre o número de processos, o Itamaraty afirmou que, no início de 2025, as autoridades americanas informaram que 37 mil brasileiros têm processos abertos relacionados a questões migratórias.
“Segundo informações gerais passadas pelas autoridades daquele país, no início de 2025, cerca de 37.000 brasileiros teriam processos ou ações relacionadas à sua situação migratória”, disse a pasta.
Com informações de CNN Brasil.







