O parque aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas (Sesi), na Zona Leste de Manaus, foi sede do primeiro dia das provas de natação dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), trazendo ao pódio, alunos das escolas estaduais e particulares para uma bela apresentação nas águas.

Completando a prova dos 100 metros nado costas na categoria feminina e 50 metros borboleta, a aluna Rafaela Soares Fernandes, 12, do 7º ano do Ensino Fundamental do IV Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) Áurea Pinheiro Braga, localizada na Zona Leste da cidade, foi finalista da competição Petiz02/ categoria infantil.

A atleta conquistou duas medalhas de ouro no mesmo dia, no nado costas e borboletas. Ela conta que já perdeu a soma de quantas medalhas já conquistou e que estão espalhadas em seu quarto. Desta vez, ela volta pra casa com mais garra e força para continuar com os treinos e com desejo de um dia representar o Amazonas fora do Estado. Ela garante que a conquista das medalhas vem do esforço e apoio dos pais e da escola, que estão sempre motivando e incentivando ao esporte.

“Eu quero chegar às Olimpíadas e poder representar o Amazonas. Eu estou pela primeira vez nos Jeas, já ganhei muitas medalhas em outras competições, já viajei para Fortaleza competindo o Norte-Nordeste no Petiz, por duas vezes, fiquei com o vice e um terceiro, mesmo não conseguindo a medalha de ouro. Saí honrada por ter subido no pódio e poder ter representado minha cidade, minha escola, foi uma realização. Hoje, a felicidade me consome ao subir duas vezes como a campeã desta etapa e me deixou muito emocionada e feliz”, conta.

A mãe da Rafaella, Maria Rosimar, sente o arrepio na pele todas às vezes que a filha sobe no bloco de partida e é dada a largada. Ver a filha se destacando ainda mais faz lembrar que os sonhos de uma competição podem ultrapassar os limites da região e chegar a outros estados.

“Ela é um grande orgulho pra mim e pra toda nossa família e para nosso meio também. A gente cuida dos filhos, leva todos os dias para o treino, incentiva e espera um bom resultado. E é o que ela vem desempenhando todo este tempo, e eu poder fazer parte desse crescimento e incentivá-la gera uma felicidade enorme”.

Já o ganhador da modalidade masculina, Caio José de Matos, 12, conta que é sua primeira vez nos Jogos Escolares, e que a felicidade de levar a medalha de ouro na prova de 50 metros livre na categoria Petiz 2/Infantil, foi bem disputada mas que conseguiu se manter na ponta. “É uma alegria estar participando pela primeira vez do Jeas, é muito divertido a sensação de nadar e representar a minha escola. Poder contar com minha família, meus professores é um grande orgulho pra mim”, declarou o jovem estudante-atleta, que cursa o 7º ano Escola IV CMPM  Áurea Pinheiro Braga.

O professor e árbitro Maike Moraes 48, conta que trabalha na coordenação de desporto desde 1990 e que o prazer de ver as crianças e adolescentes crescendo e evoluindo no meio do esporte é satisfatório.

“Ser árbitro geral de competição de natação é um desafio muito grande. Poder estar ao lado desses atletas e ver a felicidade de estarem em uma disputa é gratificante. Neste ano estamos com uma melhora muito grande em relação ao nível técnico, hoje, com a vinda dos Cetis (Centros Educacionais de Tempo Integral) estamos com uma estrutura ainda melhor. Com novas estruturas e a expansão da natação estamos aqui para crescer e gerar novos alunos e novos atletas para o nosso Amazonas. Estamos sendo surpreendido com cada medalha de ouro que sai dos nossos alunos dos colégios estaduais, isso mostra que estamos preparando muito bem nossos alunos para um futuro brilhante no esporte”, finalizou.

Artigo anteriorJustiça anula liminar que suspende aumento do PIS/Cofins sobre combustíveis
Próximo artigoMinistro rejeita reclamação contra decisão que cassou mandato de governador e vice do Amazonas