A juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, 1ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, determinou nesta quarta-feira, 08, que o governo acione helicópteros, embarcações e equipes de buscas da Polícia Federal, das forças de segurança ou das Forças Armadas para intensificar o rastreio dos desaparecidos na reserva indígena Vale do Javari.
O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Philips estão desaparecidos.
Conforme decisão da magistrada, a situação e grave e requer medidas mais incisivas do governo federal
Ainda de acordo com a magistrada, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União estão autorizados a requisitar diretamente de todas as instituições citadas, com expertise na Região Amazônica – Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança -, as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão.
Lancha Perseguiu desaparecidos
Policiais militares responsáveis pela prisão de Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos, conhecido pelo apelido de Pelado, afirmaram ao jornal O Globo que a lancha do investigado foi vista perseguindo o barco do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, após ambos deixarem a comunidade Ribeirinha São Rafael.
Pelado estaria acompanhado de mais quatro homens, ainda não identificados, que estão sendo procurados pela força-tarefa responsável pelas buscas do indigenista e o jornalista inglês.
Veja a decisão na íntegra