Foto: Mauro Smith

No “Janeiro Branco”, mês alusivo da saúde mental e emocional, o presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas (Fenapred) e da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos), destaca que tem realizado ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ações do “Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio” e “Prevenção é Solução” em nível estadual e nacional.

“Estamos trabalhando no Poder Legislativo para levar informação e melhorar a saúde mental das pessoas. Temos produzido Leis, enviado requerimentos ao Governo do Amazonas e realizado ações no Amazonas e em outros estados do Brasil”, disse o deputado João Luiz.

O parlamentar é autor da Lei nº 6.752/2024, que institui a campanha permanente de valorização da vida e da família, denominada “Basta: Autolesão, Depressão e Suicídio”, que já alcançou mais de 6 mil pessoas no Estado. A ação também foi realizada na Bahia e Rio Grande do Sul.

Também é autor do Projeto de Lei (PL) nº 659/2024, que dispõe sobre a inserção obrigatória de mensagem de prevenção e cuidado com a saúde mental nas faturas do mês de setembro emitidas pela concessionária de energia elétrica do Amazonas.

O republicano levou para o Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Roraima, o Simpósio Prevenção é Solução, que contou com palestras de autoridades e especialistas com o intuito de discutir os casos de depressão, suicídio, saúde mental e combate ao uso de drogas, como forma de evitar o avanço destes problemas sociais.

Reunião técnica

Em março do ano passado, como presidente da Fenapred, o deputado João Luiz realizou uma reunião técnica no miniplenário Cônego Azevedo para criação da Rede de Apoio à Saúde Mental.

Requerimento

João Luiz propôs ao Governo do Amazonas, o Requerimento de nº 483/2023 para a instalação de grades e telas de proteção na ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro), com o objetivo de coibir suicídios na localidade.

PEC

O deputado João Luiz também é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 7/2023, que altera o parágrafo único do artigo 249 da Constituição do Estado do Amazonas (destinação de recursos para atender à saúde mental indígena).

Artigo anteriorEx-PRF preso por interferir nas eleições de 2022 ganha cargo público
Próximo artigoFederação Única dos Petroleiros pede que Lula vete ampliação de incentivos fiscais da ZFM ao setor de refino de petróleo