Em 2024, o Janeiro Branco traz à tona um dado alarmante: 9,3% dos brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse problema de saúde mental é a porta de entrada para diversas doenças físicas e emocionais, como depressão, hipertensão e problemas gastrointestinais.

Eleita a palavra do ano, a ansiedade reflete a preocupação crescente com seus impactos na saúde. Especialistas apontam que o estresse crônico pode desencadear insônia, taquicardia, enxaquecas e até mesmo diabetes, afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas.

O impacto também é evidente no ambiente de trabalho. Ela é a terceira maior causa de afastamentos profissionais no Brasil, frequentemente agravando doenças como dores crônicas e transtornos cardiovasculares.

Em estado prolongado, pode agravar problemas cardíacos, como hipertensão e arritmias. Esses impactos ocorrem devido ao aumento contínuo dos níveis de cortisol e adrenalina no organismo, que sobrecarregam o sistema cardiovascular e colocam a saúde em risco.

Outro efeito preocupante é a relação com doenças autoimunes. O estresse crônico associado ao transtorno pode desregular o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a condições como artrite reumatoide, psoríase e lúpus. Esses quadros reforçam a necessidade de tratamento preventivo.

Conforme Carol Costa, psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, a campanha Janeiro Branco enfatiza a importância de práticas de autocuidado e suporte emocional. Atividades físicas, alimentação balanceada, meditação e o acompanhamento psicológico são ferramentas essenciais para reduzir os impactos da ansiedade e evitar o desenvolvimento de doenças relacionadas.

“Reconhecer os sinais é fundamental para prevenir complicações. Sintomas como irritabilidade, falta de ar, tensão muscular, sensação constante de cansaço, dificuldades de concentração e mudanças no apetite podem ser indicativos de que o transtorno está afetando o corpo e a mente. Identificar esses alertas precocemente ajuda a buscar apoio profissional e evitar o agravamento do quadro”, explica.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Artigo anteriorCentros de Convivência iniciam matrículas e rematrículas na segunda-feira
Próximo artigoCom alta de 3,7%, Prefeitura de Manaus soma mais de 2,8 mil certidões de endereço expedidas no último ano