David Mareuil/Anadolu via Getty Images

A Agência de Meteorologia do Japão registrou, nesta segunda-feira (8/12), um terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a costa leste da província de Aomori. O governo emitiu alertas de tsunami para a região e outras províncias.

A agência emitiu alertas de tsunamis abrangendo as províncias de Aomori, Iwate, Hokkaido, Miyagi e Fukushima.

Em algumas regiões, a previsão é de que as ondas cheguem a até 3 metros de altura. Até o momento, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, não se pronunciou.

O mais recente terremoto registrado no Japão ocorreu em novembro, com magnitude 5,7, na cidade de Kumamoto. O epicentro foi estimado a 9 quilômetros de profundidade.

Fukushima

Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9,1 sacudiu o fundo do mar a cerca de 70 quilômetros da costa da região japonesa de Tohoku. Foi o maior terremoto registrado no Japão e o quarto maior do mundo desde o início do registro sísmico por volta de 1900.

O grande terremoto e o tsunami ocorridos no Leste do Japão danificaram a usina nuclear Fukushima Dai-ichi. O resultado imediato foi a liberação maciça de material radioativo no meio ambiente.

Em uma hora, enormes ondas de tsunami inundaram grande parte da costa oriental do Japão, enviando paredes de água de 5 a 10 metros para as cidades costeiras. Estima-se que mais de 1,6 mil pessoas tenham morrido na tragédia.

Mais de 70 mil árvores na floresta de pinheiros Takatamatsubara, plantados no século 17 para controlar as marés, foram arrastados.

Artigo anteriorAleam consolida presença institucional durante 28ª Conferência Nacional da Unale, no Rio Grande do Sul