FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Integrando a programação do ‘O Mundo Encantado do Natal’, o Teatro Amazonas recebe, entre os dias 16 e 19 de dezembro, o espetáculo “Jazz Natalino”, apresentado pela Amazonas Band em parceria com o Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista de Manaus. O concerto acontece sempre às 19h, com duração aproximada de 1 hora, e classificação livre.

O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O concerto é uma parceria da Amazonas Band e Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista de Manaus.

O projeto propõe uma releitura do cancioneiro cristão tradicional natalino sob a estética do jazz, utilizando a formação de Big Band e Coro Jovem, em arranjos modernos e sofisticados que unem swing, harmonia e emoção.

A direção musical e a regência são assinadas pelos maestros Ênio Prieto e Bruno Nascimento, responsáveis por conduzir tanto as obras vocais quanto parte do repertório instrumental da Amazonas Band.

Segundo o maestro Ênio Prieto, o espetáculo nasce do desejo de diálogo entre linguagens musicais e da parceria entre os grupos:

“O projeto Jazz Natalino surge do interesse numa parceria entre a Amazonas Band e o Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista de Manaus. É um projeto de releitura das obras do cancioneiro cristão tradicional, sendo relidas no contexto do jazz, na formatação Big Band e Coro Jovem. Os arranjos foram todos elaborados nesse formato, criando uma adaptação que une tradição e o gênero do jazz”, destaca o maestro.

Ênio explica ainda que parte dos arranjos apresentados no concerto tem origem em gravações realizadas em 2004, no projeto “Louvor Sem Fim – Jesus com Jazz”, atualmente disponível nas plataformas digitais:

“Estamos adaptando músicas que já foram gravadas, agora em um novo contexto, com a parceria do maestro Bruno Nascimento, que também rege a Amazonas Band e o Madrigal Jovem, além de algumas obras instrumentais que fazem parte do repertório da banda”, completa.

O programa do concerto está dividido em dois blocos temáticos. O ‘Bloco 1: O Anúncio e o Nascimento’ percorre obras que remetem à chegada do Natal, com interpretações como Christmas The Joy & Spirit, Ouço Anjos a Cantar, Foi Numa Noite em Belém, Sinos de Belém e Noite de Paz, além de peças instrumentais que ressaltam a sonoridade vibrante da Big Band.

Já o ‘Bloco 2: Adoração e Esperança’ reúne composições que enfatizam a mensagem de fé e celebração, como Paz Seja aos Homens Bons, Somos os Magos Reis, Ó Vinde, Cantemos e O Messias Medley, reafirmando o caráter espiritual do Natal aliado à expressividade do jazz contemporâneo.

Os agendamentos para o espetáculo já foram encerrados; no entanto, ainda é possível tentar uma vaga por meio da fila de espera presencial no Teatro Amazonas, em caso de desistência de pessoas previamente agendadas.

Combinando a potência instrumental da Amazonas Band às vozes do Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista de Manaus, o espetáculo transforma o palco do Teatro Amazonas em um verdadeiro clube de jazz natalino. O resultado é uma experiência musical que celebra o encontro entre tradição e modernidade, convidando o público a vivenciar o Natal sob uma nova perspectiva sonora.

Artigo anteriorGoverno do Estado avança com obras de recuperação viária em Boca do Acre, por meio do Asfalta Amazonas
Próximo artigoCruzeiro anuncia contratação de Tite como novo treinador da equipe