O coordenador do Departamento de Assistência ao Índio, da Prefeitura de Barreirinha, Jecinaldo Cabral Sateré será nomeado coordenador-geral dos Direitos Sociais Indígenas, órgão que nasce junto com o Ministério dos Povos Indígenas comandado hoje com por Sônia Guajajara.

A nova estrutura da União deverá ter como sede a cidade de Manaus, onde está localizada a maior e mais diversa população indígenas do Brasil.

Dessa forma, pela estimativa do próprio ministério, o estado, hoje, abriga quase 170 mil pessoas de 72 povos e 30 línguas falantes.

Jecinaldo foi indicado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), maior organização indígena regional do país.

Além da Coiab, o líder Sateré-Mawé contou com o apoio da Apiam, Organizações e Povos Indígenas do Amazonas, e outras associações regionais do Amazonas e de outros estados.

Por exemplo, entre esses estados está o Mato Grosso, de onde recebeu aval dos povos xavantes.

Além disso, ele conta com o apoio da própria ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com quem já trabalhou e de quem goza da amizade.

Ele também recebeu apoio de Ricardo Webe Tapeba (foto), com quem já atuou em defesa dos povos indígenas. Hoje, Tapeba é o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

Com Informações do koiote.com.br e BNC

 

Artigo anteriorEmpresária encontrada morta era agiota, afirma delegada
Próximo artigoDefensoria Pública do Amazonas instaura procedimento para investigar falhas na assistência da Hapvida