
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aceitou representação de autoria da jornalista Cynthia da Silva Pinheiro interposta contra a deputada Joana Darc no dia 21 de maio. A mesma representação foi apresentada, também, à Procuradoria-Geral da República.
A representação propõe que sejam apuradas supostas irregularidades da parlamentar na destinação de emendas impositivas ao time Amazonas Futebol Clube.
No dia 21 de maio, a jornalista divulgou nas suas redes sociais que a deputada contemplou a agremiação com R$ 3,5 milhões para fomento da prática esportiva de alto rendimento a agremiação à título de patrocínio.
Em vídeo publicado no dia 24 de maio, Joana Darc confirma o envio de emenda de R$ 3,5 milhões para o time à título de fomento de escolinhas de futebol.
De acordo com matéria publicada pelo site Fato Amazônico, a parlamentar teria dito que a emenda parlamentar priorizou a equipe de futebol porque confia no trabalho em favor do esporte e porque o time já é campeão do Barezão, está na série C e que só cresce desde 2019, data de sua fundação. Outro justificativa da deputada para a apresentação da emenda é porque é torcedora do Amazonas Futebol Clube.
Ver documentos