O manicoreense Henzo Henry joga bola desde os 06 anos de idade e aos 15 anos chega às categorias de base do Clube de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, no dia 18 de agosto. Antes de chegar ao Gigante da Colina, o amazonense defendeu o Cruzeiro Esporte Clube e o CDC Manicoré.
A descoberta do talento de Henzo Henry se deu ao participar de campeonatos em Macaé e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, este ano.
O garoto, revelado pelo clube de futebol profissional de Manicoré, município da calha do Rio Madeira, a 331 quilômetros da capital amazonense, passou por uma ‘peneira’ feita pelo Sul América de Manaus para embarcar no sonho de disputar as competições em território fluminense.
Foi quando vestiu a camisa do Sub 17 Olaria Futebol Clube no Rio de Janeiro e ficou em segundo lugar na Copa Rei Pelé que Henzo Henry chamou a atenção do Vasco da Gama.
O novo jogador do time de São Januário é filho de Silvano e Érica Chaves. Os pais estão orgulhosos pela ascensão do filho a um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.
“Tivemos muitas atribulações, mas Deus é pai. Agora, é ter raça e fé, pois somos um povo aguerrido do sul do Amazonas e não desistimos fácil dos nossos sonhos. Henzo Henry agradece sempre a todo o povo manicoreense, onde muitas pessoas torcem pelo atleta”, diz a mãe.
Em 2020, Henzo Henry foi campeão pelo time de futsal do bairro Tarumã, em Manaus, e saiu do Amazonas pela primeira vez para representar o Sul América na Copa Macaé, em 2021. No futsal em Manicoré, o atleta se tornou invicto por três anos consecutivos até 2020.
“Obrigada a todos, em especial ao meu irmão Wilson Neto que sempre me apoiou. Agradecer aos meus pais por terem acreditado no meu sonho. Eu, Henzo Henry, só tenho a agradecer”, declara.