
O designer John Owen deixará a equipe Mercedes de Fórmula 1 ainda neste ano, após participação direta no desenvolvimento de nove carros campeões mundiais, informou a escuderia nesta terça-feira (20).
Owen ingressou na equipe sediada em Brackley em 2007, quando o time ainda competia sob o nome Honda. Em 2009, a estrutura venceu os dois títulos da temporada como Brawn GP, e Owen passou a atuar como chefe de design da Mercedes após a montadora alemã adquirir a equipe no fim daquele ano.
Desde 2023, ele ocupava o cargo de Diretor de Design de Carros.
A Mercedes conquistou oito títulos consecutivos de construtores entre 2014 e 2021. Na última temporada, terminou o campeonato como vice-campeã, atrás da McLaren, que também utiliza motores Mercedes.
“Podemos confirmar que John Owen decidiu que agora é o momento certo para fazer uma pausa na Fórmula 1 e que deixará a equipe ainda neste ano para iniciar um período de gardening leave, após garantir uma transição adequada para seu sucessor”, informou a equipe em comunicado oficial.
Segundo um porta-voz da Mercedes, Owen esteve envolvido no projeto de todos os carros de Fórmula 1 da equipe, com exceção do W196, de 1954. O modelo deste ano, o W17, será o 17º carro pelo qual ele teve responsabilidade geral no desenvolvimento.
A Mercedes anunciou ainda que o diretor de engenharia Giacomo Tortora assumirá o cargo de Diretor de Design de Carros, integrando um grupo supervisionado pelo diretor técnico-adjunto Simone Resta.
Com informações da CNN.







