Buda Mendes/Getty Images

Jorge Sampaoli não é mais o treinador do Atlético-MG. O clube mineiro informou o desligamento do argentino nesta quinta-feira (12/2) por meio do site oficial. Em nota, o Galo agradeceu os serviços prestados e desejou sucesso na sua trajetória.

Veja a nota:

O Atlético comunica que Jorge Sampaoli não é mais o técnico da equipe profissional masculina do Clube.

Após reunião na Cidade do Galo, no início da tarde desta quinta-feira (12/2), as partes chegaram a um entendimento para encerramento do trabalho do técnico.

Para a partida diante do Itabirito, neste sábado (14/2), em Nova Lima, a equipe será comandada pelo auxiliar técnico Lucas Gonçalves.

O Clube agradece a Jorge Sampaoli e sua comissão técnica pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de sua trajetória profissional.

Em duas passagens pelo Atlético, Sampaoli acumulou 79 partidas, com 36 vitórias, 25 empates e 18 derrotas. Ele foi campeão mineiro em 2020, terceiro colocado no Brasileiro do mesmo ano, além de vice-campeão da Copa Sudamericana de 2025.

A segunda passagem de Jorge Sampaoli pelo Atlético-MG teve início em setembro de 2025. O treinador ocupou a vaga de Cuca após sequência negativa na temporada. O argentino chegou à final da Copa Sul-Americana mas ficou com o vice-campeonato com a derrota para o Lanús na decisão.

O Galo vive momento delicado em 2026. Com o empate por 3 x 3 no duelo diante do Remo nesta quarta-feira (11/2) na Arena MRV, a equipe chegou a dez jogos na temporada, sendo sete empates, duas vitórias e uma derrota. O time mineiro segue sem vencer no Campeonato Brasileiro e corre o risco de não se classificar para a próxima fase do Campeonato Mineiro, feito que não acontece desde 1997.

Quem assume

O Atlético-MG ainda não informou sobre quem deve assumir o comando após a demissão de Jorge Sampaoli. Por enquanto, quem passa a treinar a equipe é o técnico interino Lucas Gonçalves. Não é a primeira vez que o treinador assume essa função, em 2025, após o desligamento do técnico Cuca, Lucas treinou a equipe até a chegada de Sampaoli.

O treinador é filho do experiente técnico Otacílio Gonçalves e integra a comissão técnica do Galo desde 2016. Seu primeiro momento como interino foi em 2021, quando assumiu o posto em um momento de transição no time mineiro. Interinamente, o treinador esteve à frente do Atlético em seis jogos durante o Campeonato Mineiro, sendo quatro vitórias, uma derrota e um empate.

Lucas Gonçalves terá o seu primeiro compromisso no comando do Atlético-MG neste sábado (14/2) quando a equipe encara o Itabirito, em duelo da última rodada do Campeonato Mineiro. Fora da zona de classificação para a semifinal, o Galo precisa vencer o adversário e torcer para uma combinação de resultados dos rivais.

Artigo anteriorEm viagem à Índia, Brasil espera assinar memorando sobre terras raras
Próximo artigoCheiro de gasolina e arma sobre o peito: o que a perícia achou na casa de secretário que matou os filhos