Foto: Reprodução

Considerada uma das principais vozes do samba e da MPB da nova geração, Joyce Cândido vai lançar mais um álbum, o “Samba Nômade”, que estreia nas plataformas digitais no dia 11 de agosto, próxima sexta, tendo como música de trabalho “Surpresas do amor”, um dueto de Joyce com Moyseis Marques. Quatro músicas de autoria dos manauaras Flávio Pascarelli e Paulo Onça também fazem parte desse novo álbum.

No sábado, dia 12 de agosto, ao meio dia, o clipe da música estreia no canal do YouTube da artista. E em setembro, no dia 19, já está marcado um show de lançamento do álbum em Manaus. De acordo com Joyce, o Teatro Amazonas será palco do evento, que contará com a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas.

Joyce se destaca pela qualidade técnica musical, pela multiplicidade (toca piano, é bailarina e atriz) e por ser convidada a cantar em diversas partes do mundo, representando o Brasil. Embaixadora da música brasileira no Japão, melhor cantora brasileira nos EUA e uma “estrela em ascendência em Portugal” são títulos que ela coleciona. Nascida em Assis, interior de São Paulo, Joyce mora no Rio de Janeiro há dez anos e já gravou e fez shows com artistas como Elza Soares, João Bosco, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Carlinhos de Jesus, Toninho Geraes, Leny Andrade, Marília Pêra, Zezé Motta e Bibi Ferreira.

“Samba Nômade” retrata Joyce como artista de alma itinerante, que leva a música brasileira para os quatro cantos do mundo, fazendo shows com músicos que vivem no Japão, na Alemanha, em Portugal, nos Estados Unidos e em diversas partes do país. É um trabalho todo autoral, com sambas inéditos, da própria cantora e de diversos compositores, de diferentes estados do Brasil, dentre eles, os amazonenses Flávio Pascarelli e Paulo Onça, além de André da Mata – de Mossoró, no Rio Grande do Norte -, o mineiro Roger Resende e os cariocas Guilherme Sá e Deivid Domênico.

Outra característica da obra é ter sido produzida por diversos produtores, que assinam, cada um, algumas faixas. São eles: Alceu Maia, Rodrigo Campello, Fernando Merlino e Leonardo Bessa. O álbum ainda conta com as participações especiais de João Cavalcanti, Moyseis Marques e do português António Zambujo.

Composições de Pascarelli e Paulo Onça

“Verdadeiro amor”, composição de Flávio Pascarelli e Paulo Onça, fala do conceito do amor líquido, que se esvai, que não preenche. “O verdadeiro amor tem que encher a casa, a alma e o coração (…) por isso de vez, eu me despeço dessa incompleta paixão, vou pra casa de bamba”.

A dupla manauara também assina “Entrega Sagrada” e “Última estação”, sambas que ganharam clipes praianos. O primeiro, descreve o encontro amoroso, como algo muito especial, cuidadoso, é um convite ao amor: “vem minha linda, sem receio da entrega sagrada, vem se mostrar intensa, desejada”.

Já o segundo, descreve o fim de um romance “a verdade é que pro meu coração nosso amor parou na última estação”, e encerra o álbum. “Tem dó de mim” é da mesma dupla, em parceria com André da Mata. Um samba com gosto de saudade, que traz os versos “Tem dó de mim, tem dó, saudade tem gosto ruim, amarga que nem jiló”, parafraseando Luiz Gonzaga.

Música de trabalho e clipe “Surpresas do amor”

“Já foi, não mais, tanto faz / Olhar pra trás nos faz sofrer / Olha a vida chamando pra viver / Olha a moça chamando pra sambar / Novo amor vai acontecer”. Estes são alguns dos versos presentes na música de Joyce Cândido e Guilherme Sá, e dão o tom da composição, que tem a participação especial de Moyseis Marques, em um dueto muito potente com a cantora.

“Fiquei super feliz com a participação do Moyseis em “Surpresas do amor&quot. Eu admiro muito o trabalho dele e adorei o samba que eu e meu parceiro Guilherme Sá fizemos (sem falsa modéstia!) Gostei muito do resultado!”, declara Joyce.

O clipe foi filmado no próprio estúdio onde a música foi gravada, e mostra o diálogo e sincronia afinada entre Joyce e Moyseis.

Artigo anteriorSaiba o motivo de Juliette ter abandonado Anitta nas férias
Próximo artigo‘Ela quer falar’: Carla Zambelli depõe à PF por acusação de ter contratado hacker para invadir Judiciário