Freepik

A Justiça de São Paulo negou o pedido de pensão alimentícia para um animal de estimação reivindicado por uma mulher após o divórcio. A decisão é da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que na última quarta-feira (16), manteve decisão da 7ª Vara Cível de Santo André sobre o caso.

Conforme os autos, o animal de estimação foi comprado de forma conjunta pelo então casal e ficou sob guarda exclusiva da mulher após a separação. A autora do processo alegou não possuir condições financeiras para arcar com todas as despesas para o bem-estar do pet e por isso acionou a Justiça para obter a pensão alimentícia.

Segundo o processo, a autora sustentou ainda que que os animais de estimação são seres “sencientes, com reconhecida proteção jurídica”. Para ela, a alegação de que não há mais convivência ou afeto pelo animal não poderia eximir o ex-companheiro de suas obrigações, já que eventual falta de cuidados com o animal por parte dela a sujeitaria a sanções legais, como denúncia de maus tratos e abandono.

Contudo, no acórdão, a relatora do recurso, Fatima Cristina Ruppert Mazzo, destacou que, embora os animais de estimação mereçam proteção jurídica especial e desempenhem papel relevante nas relações com os humanos, com laços de afetividade, não é possível atribuir a eles o status de sujeitos de direito.

“Como bem salientou a sentença, não há possibilidade de aplicação analógica ao caso das disposições referentes ao Direito de Família no tocante à pensão alimentícia decorrente da filiação”, escreveu.

Por fim, a magistrada considerou que as despesas com animais são obrigações de responsabilidade do dono:

“As despesas com o custeio da subsistência dos animais são obrigações inerentes à condição de dono e, no caso, são de inteira responsabilidade da apelante, que exerce a posse exclusiva sobre o animal”, concluiu a magistrada.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorEm Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane
Próximo artigoJohn Kennedy pode ser aposta do Fluminense para clássico contra o Flamengo