
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) anunciou que vai recorrer da decisão da Justiça que impronunciou cinco acusados de envolvimento no assassinato do sargento do Exército Lucas Ramon Guimarães, ocorrido em 2021, em Manaus. A sentença, divulgada nesta quarta-feira (26), entendeu que não há provas suficientes para levar os réus a julgamento pelo Tribunal do Júri, o que gerou reação do MP, que ingressa com recurso nesta quinta-feira (27).
Entre os impronunciados estão o empresário Joabson Agostinho Gomes, dono da rede de supermercados Vitória; Romário Vinente Bentes, gerente de uma das unidades; além de Kamylla Tavares da Silva, Kayandra Pereira Castro e Kayanne Castro Pinheiro dos Santos. A decisão também determinou a revogação das medidas cautelares impostas aos cinco, com a expedição dos respectivos contramandados.
Por outro lado, a prisão preventiva de Silas Ferreira da Silva, acusado de ser o autor dos disparos que mataram o sargento, foi mantida. Ele continua como réu no processo e será levado a julgamento popular.
De acordo com o promotor de Justiça Márcio Pereira de Mello, há elementos suficientes para que todos os envolvidos sejam julgados pelo Tribunal do Júri. “O executor confessou o crime à polícia, narrando detalhes e revelando que foi contratado por intermédio de um possível funcionário do supermercado Vitória. Isso reforça a tese de que há mandantes e coautores”, argumentou.
O caso
O crime aconteceu em setembro de 2021, dentro de uma cafeteria pertencente ao sargento Lucas Guimarães, localizada no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o atirador entrou no local, executou a vítima e fugiu em uma motocicleta.
Segundo a denúncia do MP-AM, a motivação do homicídio estaria relacionada a um suposto relacionamento extraconjugal entre a vítima, que era casada, e a esposa de Joabson Gomes.
Com o recurso apresentado, caberá à instância superior do Judiciário decidir se os cinco acusados serão ou não levados a júri popular.
MP Alegações Finais







