O líder norte-coreano Kim Jong-un reiterou seu apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia, afirmou a mídia estatal do país neste domingo (13/07).

A reiteração do apoio ocorreu depois que Kim se reuniu no sábado com o ministro do Exterior da Rússia, Serguei Lavrov na cidade portuária de Wonsan, no leste da Coreia do Norte, informou a agência de notícias estatal de Pyongyang, KCNA.

Durante o encontro, Kim disse a Lavrov que eles “têm os mesmos pontos de vista sobre todas as questões estratégicas” e que Pyongyang está “pronta para apoiar incondicionalmente e incentivar todas as medidas tomadas pela liderança russa no que diz respeito ao enfrentamento da causa raiz da crise ucraniana”, informou a KCNA.

Kim e Lavrov trocaram opiniões em “uma atmosfera cheia de confiança calorosa de camaradagem”, de acordo com o comunicado.

Como Coreia do Norte apoia a Rússia?

A visita de Lavrov à Coreia do Norte foi a mais recente de uma série de visitas de alto nível de autoridades de Moscou, em momento em que os dois países aprofundam os laços militares e políticos em meio à ofensiva da Rússia contra a Ucrânia.

A Coreia do Norte enviou milhares de tropas para a região russa de Kursk para expulsar as forças de Kiev e também forneceu armas ao Exército russo.

Depois de visitar a Coreia do Norte no mês passado, o chefe do Conselho de Segurança da Rússia e ex-ministro da Defesa, Serguei Shoigu, disse que Kim havia concordado em enviar mais 6 mil engenheiros e trabalhadores militares para a região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, destacando os crescentes laços militares entre Moscou e Pyongyang.

No final de junho, a mídia estatal norte-coreana mostrou imagens de Kim honrando caixões envoltos em bandeiras do que pareciam ser soldados norte-coreanos mortos enquanto lutavam pela Rússia contra a Ucrânia. As informações são de AFP.

Artigo anteriorPapa realiza primeiro Angelus em muitos anos na residência de verão de Castel Gandolfo
Próximo artigoUE prorroga suspensão de tarifas de represália contra EUA para ajudar nas negociações