Rafael Marques/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por meio do Laboratório de Sorologia e Teste Ácidos Nucléicos (NAT), acaba de obter 100% de acerto na avaliação de qualidade nos testes de Proficiência Técnica do Ministério da Saúde. O resultado atesta a qualidade e a segurança do sangue processado pelo hemocentro.

“Esse resultado demonstra que a Fundação está preocupada com a qualidade. A consequência disso são resultados liberados com mais segurança. Na prática, se um paciente está em um Hospital precisando de sangue, ele pode ter a certeza de que vai receber um sangue triado, pois o nosso processo tem excelência”, assegurou Marcelo Hipólito, bioquímico e gerente do NAT.

A avaliação ministerial foi realizada neste mês de junho e incluiu um teste teórico, a fim de avaliar a capacitação dos servidores e o aperfeiçoamento das suas bases teóricas, além de um teste prático para atestar a solidez no processo. Ambos os testes são periódicos e atendem aos requisitos do Ministério da Saúde, pois fazem parte do programa de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ), da Coordenação de Sangue e Hemoderivados. O objetivo é assegurar a qualidade hemoterápica e analisar as condições laboratoriais das instituições de sangue no país.

Artigo anteriorTécnico do Corinthians elogia Abel e Leila Pereira, do Palmeiras
Próximo artigoApós febre e incômodo na coxa, Messi vira dúvida para a Argentina