Leda Maia é defensora ativa dos direitos dos animais (Foto: Reprodução da Rede Social)

A publicitária Leda Maria Maia Xavier foi nomeada oficialmente como secretária de Estado da recém-criada Secretaria de Proteção Animal do Amazonas (Sepet). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (24/3), mas o documento só se tornou público na noite desta sexta-feira (28/3).

Leda, que já atuava como secretária executiva da Pessoa com Deficiência, deixou o cargo na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para assumir a nova função. A exoneração também foi registrada na mesma edição do DOE.

Com trajetória ligada à causa animal, Leda trabalha em parceria com a deputada estadual Joana Darc (União Brasil), defensora ativa dos direitos dos animais. Atualmente, ela cursa Medicina Veterinária, além de possuir formação em Publicidade e especialização em gestão de projetos e inovação pela FIAP, em São Paulo. Em 2022, disputou uma vaga de deputada federal pelo União Brasil, conquistando 4.519 votos.

A criação da Sepet foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em fevereiro de 2025. A nova secretaria foi idealizada para centralizar e organizar as políticas públicas voltadas à proteção animal, antes divididas entre diferentes órgãos como a SEMA, FVS-AM e Adaf.

Entre os principais desafios da gestão de Leda Maia à frente da pasta estão a coordenação das unidades móveis de castração e a implantação do Hospital Público Veterinário, cuja inauguração está prevista ainda para este ano.

Artigo anteriorMPAM lança Casa da Cidadania e projeto de Justiça Restaurativa para detentas em Manaus
Próximo artigoPrefeitura de Beruri vai gastar mais de R$ 446 mil em sandálias tipo Crocs para alunos da rede pública, sem apresentar detalhes da licitação