O Eco Festival do Peixe-boi, realizado anualmente no município de Novo Airão, no Estado do Amazonas, é um dos eventos mais tradicionais e vibrantes da região. Desse modo, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) é autor da Lei nº 6.717, de 4 de janeiro de 2024, que declara como patrimônio cultural de natureza imaterial do Amazonas o Eco Festival do Peixe-boi de Novo Airão.

Cristiano D’Angelo destaca a importância do reconhecimento e valorização cultural de um evento que é uma das maiores manifestações culturais do Estado. “O Eco Festival do Peixe-boi não só destaca a rica biodiversidade da Amazônia, mas também promove a conscientização sobre a importância da preservação do peixe-boi, um dos animais mais emblemáticos e ameaçados da região”, afirmou o parlamentar.

Localizado a 180 quilômetros de Manaus, Novo Airão é conhecido por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos, destacando-se pela beleza da cidade e riqueza natural. Debruçada à margem do rio Negro, a cidade abriga um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia.

Desde o final da década de 80 e início da década de 90, o Eco Festival do Peixe-boi é realizado no município. O evento tem como protagonistas o Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-boi Anavilhanas (verde e branco) e o Grêmio Recreativo Folclórico e Cultural Peixe-boi Jaú (verde e preto), em um embate cujas temáticas invocam elementos da natureza, mitos e lendas no ritual cênico e de cantos em defesa da preservação da Amazônia.

Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, o festival não é apenas uma festa, mas uma verdadeira manifestação de amor e respeito pela fauna e flora. “Torná-lo patrimônio imaterial é garantir que as futuras gerações possam continuar celebrando e aprendendo com essa rica tradição”, ressalta.

Reconhecendo a importância do evento para a identidade cultural do Amazonas, o deputado Cristiano D’Angelo, autor da propositura, oficializa através dela o festival como uma celebração protegida e incentiva ainda mais a sua continuidade e crescimento.

Eco Festival do Peixe-boi em Novo Airão: Uma celebração cultural

O Eco Festival do Peixe-boi é realizado pela Prefeitura de Novo Airão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semuc) e Inovação, Indústria, Comércio e Turismo (Semintur) do município. Este ano será a 25ª edição do festival.

“O Eco Festival do Peixe-boi de Novo Airão é mais do que um evento festivo, é uma poderosa ferramenta de educação ambiental e preservação cultural. Através dele, o Amazonas mostra a importância da conservação dos seus recursos naturais e da valorização das suas tradições. Com a Lei de minha autoria, o festival se consolida ainda mais como um marco na defesa do meio ambiente e na promoção da cultura amazônica”, enfatizou Cristiano D’Angelo.

Artigo anteriorFestival de Parintins bate recorde de público após participação de Isabelle Nogueira no BBB24
Próximo artigoSaullo Vianna não poderá apoiar candidatura David Almeida sob pena de infração disciplinar e infidelidade partidária