FOTO: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, instituição mantida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, anuncia o início das audições e testes de aptidão para os cursos oferecidos no primeiro semestre de 2025, nos dias 13 e 14/03. As audições são divididas em 4 categorias, sendo elas, artes visuais, música, teatro e banda e canto coral.

As inscrições para os cursos que necessitam de teste de aptidão iniciam no dia 06/03 e seguem até 12/03 por meio de links que constam no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) no instagram da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e do Liceu (@liceudoam).

Artes Visuais

O setor de artes visuais abrange os cursos de iniciação continuada em Técnicas e processos em artes visuais, cerâmica II e desenho II. Aos interessados, serão disponibilizadas 15 vagas para cada curso e para ingressar neles, são necessários alguns requisitos. Para Técnicas e processos em artes visuais, é necessário ter a idade mínima de 15 anos e, ao passar pelo teste, que comprove conhecimento em pintura e desenho em nível intermediário, além de noções de proporção, composição, teoria da cor, e afinidade com a área escolhida.

Para os cursos de cerâmica II e desenho II a idade mínima é de 13 anos. No entanto, os pré-requisitos para ingressar em cerâmica II são conhecimento prévio em percepção tridimensional, noções de modelagem manual e reconhecimento e operação de ferramentas básicas. Já em desenho II, o candidato necessita de conhecimentos de desenho artístico em nível básico que demonstre reconhecimento e aplicação de linhas, formas, composição, luz e sombra.

Os testes de aptidão para os cursos citados, ocorrem no Sambódromo nos seguintes dias: Técnicas e Processos em Artes Visuais: 13 de março, das 18h às 19h20 ou das 19h30 às 20h50, no Bloco E, salas 1 e 2. Para Desenho II: 13 e 14 de março, no dia 13, o horário é das 14h às 15h20 ou 15h30 às 16h50, e no dia 14, das 14h às 15h20, em ambos os dias os testes serão realizados na sala 1 do Bloco E.

Já Cerâmica II, será no dia 13 de março, das 14h às 15h20 ou 15h30 às 16h50 e no dia 14, das 09h às 10h20, na sala 2 do bloco E. O atendimento ocorre por ordem de chegada, e serão considerados aprovados aqueles que obtiverem média mínima ou superior a 7.

Música

Serão oferecidas vagas para 11 cursos voltados à música, e as audições para todos os cursos de música ocorrem nos dias 13 e 14 de março em horários variados. Os pré-requisitos para os cursos são, para a Camerata de Violões, estão disponíveis 16 vagas, sendo necessária faixa etária entre 16 e 49 anos, estar cursando o nível intermediário II do curso de violão, e ter sido aprovado no teste de aptidão com nota equivalente ou superior a 7. Em caso de aluno externo, se apto nas audições, deverá matricular-se no curso regular de violão do Liceu.

Para ingressar em Canto Lírico e Canto Popular, serão ofertadas 4 vagas (cada), e é necessária idade mínima de 18 anos para canto lírico e 16 anos para canto popular, além de aprovação no teste de aptidão com média igual ou superior a 7. O teste consiste na apresentação de uma peça ou música à escolha do candidato, a audição para canto lírico ocorre das 8h às 11h ou, no turno vespertino, das 14h às 17h, na sala anexo do bloco C, e a de canto popular das 8h às 11h, na sala dos corais – bloco E.

Em Coral Adulto (26 a 49 anos), Infantil (8 a 12 anos), Infanto-juvenil (13 a 17 anos) e Jovem (18 a 25 anos), o teste consiste também na apresentação de uma peça ou música da escolha do candidato e aprovação no teste de aptidão com médio igual ou superior a 7. Os testes para Coral Adulto ocorrem das 18h às 22h, de Infantil e Infanto-juvenil, das 14h às 17h, e Jovem das 18h às 21h, todos na sala dos corais – Bloco E.

O curso de Livre Regência é indicado para musicistas que atuam ou desejam atuar na direção musical de grupos vocais e/ou instrumentais. para ingressar, é preciso conhecimentos prévios em música, leitura de partituras, a audição para este curso ocorre das 18h às 21h, na sala dos corais bloco E do sambódromo. Para a Orquestra de Repertório Popular (ORP), deve-se estar cursando o nível Intermediário II do curso de instrumento, ter habilidades no instrumento e leitura de partitura, ter sido considerado apto nas audições com nota 7 ou superior. Em caso de público externo, se for apto nas audições matricular-se no curso regular de instrumento do Liceu.

E para a Orquestra Jovem Claudio Santoro, o candidato deverá apresentar uma peça ou música de livre escolha, estar cursando o nível Intermediário II do curso de instrumento, ter habilidades no instrumento e leitura de partitura, ter sido considerado apto nas audições com nota 7 ou superior, em caso público externo se for apto nas audições matricular-se no curso regular de instrumento do Liceu. As audições ocorrem das 14h às 17h, no salão de regência, bloco C do sambódromo.

Por último, o nivelamento de Fagote, Oboé, Flauta Transversal, Violino, Violão, Saxofone, Trombone e Trompete. A oferta ocorre conforme disponibilidade de vagas. Para ingresso nos cursos regulares nos níveis básico II, intermediário I e II, avançado I e II se faz necessário passar por um teste de nivelamento. E somente após a banca identificar o nível do candidato efetivar a matrícular, se houver vaga no nível indicado no teste. Apresentar uma peça ou música de livre escolha. Os testes de nivelamento acontecerão no bloco G do sambódromo, das 08h às 10h e das 14h às 16h.

Teatro

O Grupo Experimental de Teatro (GET) está disponibilizando 20 vagas e os pré-requisitos são: Ter disponibilidade nos dias e horários do curso e flexibilidade de datas e horários para as apresentações, dominar bem a dicção e projeção vocal, dominar movimentos corporais e ter noção espacial e ser capaz de interpretar textos e dramatizar cenas. A audição para o grupo ocorre nos dias 13 e 14 de março das 14h às 16h30, na sala 5 – bloco A, do Sambódromo.

Banda e Canto Coral

A Banda Musical disponibiliza 13 vagas neste semestre e os requisitos para ingresso são: Identificação de notas, leitura rítmica e noções básicas de partitura, apresentação de uma peça simples no seu instrumento, sendo eles: Trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba, flauta transversal, clarinete, saxofone, percussão, baixo elétrico, guitarra, teclado e bateria. As audições ocorrem nos dias 13 e 14 de março no polo Padre Pedro Vignola, na sala de música do polo, das 18h às 19h30. Além disso, o local também fará o nivelamento para violão no período matutino, de 08h às 10h, para candidatos a partir de 13 anos.

Já o curso de canto coral adulto, oferta 40 vagas e tem como requisito, apresentar uma peça ou música de livre escolha, e passar com o total de 7 pontos ou superior, ter 26 anos completos no ato da matrícula e não excerder a data limite de 49 anos. A audição para este curso ocorre também nos dias 13 e 14 de março, das 18h às 19h30, na sala de música do polo Magdalena Arce Daou.

Artigo anteriorCristiano Ronaldo marca 925º gol na carreira em jogo do Al Nassr. Veja
Próximo artigoAmazonas divulga informe epidemiológico de esporotricose