Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), marcou sessão extraordinária, para as 20h30 desta segunda-feira (9/1), a fim de votar o decreto de intervenção federal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (8/1). A informação foi confirmada após reunião de líderes da Casa.

O encontro foi articulado para discutir as medidas de reação da Câmara frente ao ataque terrorista na capital federal.

Lula assinou uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) — emprego das Forças Armadas, para frear a depredação que manifestantes bolsonaristas promoveram nos prédios dos Três Poderes.

A sessão dos deputados será de maneira remota, já que as dependências das casas legislativas estão danificadas por causa dos ataques terroristas. Arthur Lira participará presencialmente.

Atos antidemocráticos

Manifestantes bolsonaristas protagonizaram invasão aos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto durante atos antidemocráticos deste domingo, em Brasília.

O grupo chegou às sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário depois de deixar o Quartel General do Exército e marchar pela Esplanada dos Ministérios.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disparou bombas de gás para conter os manifestantes, que ocuparam as cúpulas do Congresso e invadiram áreas internas do prédio. No Palácio do Planalto, os grupos quebraram vidraças e invadiram a rampa de acesso ao prédio, além de depredar móveis e artigos de escritório. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorWilson Lima reforça compromisso por pautas comuns à Amazônia durante Fórum de Governadores
Próximo artigoPolícia apreende motor marítimo avaliado em R$ 45 mil e prende receptador do objeto