Um grave problema com o lixo hospitalar, jogado às margens de um igarapé e em uma ramal no município de Ipixuna, se arrasta há tempos sem que a prefeitura do município, a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde tomem uma providência.
No local do descarte, conforme pode ser constatado nas imagens de vídeo, podem ser encontrados seringas, gase, algodão, entre outros materiais usados no Hospital Maria da Glória Dantas de Lima.
De acordo com moradores do município, responsáveis pela gravação de dois vídeos, o igarapé onde é despejado todo resíduo hospitalar do município em um igarapé que deságua no Igarapé Turrufão.
O Turrufão, segundo ele, atende as necessidades de consumo e de higiene de mais de 300 pessoas.
De acordo com a literatura, os resíduos hospitalares representam perigo à saúde e ao meio ambiente na medida que podem estar infectados ou contaminado.
Além do despejo às margens do igarapé, uma outra gravação flagrou uma porção de resíduo hospitalar atirado na estrada do Porto Rico.
A reportagem do Fato Amazônico tentou falar com a enfermeira e secretaria de saúde de Ipixuna, Maria Alcliene Lopes da Silva, pelo celular 92-9919x405x a respeito das denúncias dos moradores , mas o telefone estava fora da área de serviço.
veja o vídeo