O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Londres, no Reino Unido, no começo da manhã desta sexta-feira (5/5). O petista participará neste fim de semana da coroação do Rei Charles III, no sábado (6/5). As informações são de Metrópoles.

Além da cerimônia solene, a agenda de Lula inclui reunião com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, às 16h (12h em Brasília). Os líderes discutirão temas como guerra na Ucrânia, mudanças climáticas, comércio bilateral e tributação.

O presidente publicou o desembarque nas redes sociais:

Após o encontro, Lula seguirá para o Palácio de Buckingham, onde será recepcionado para um jantar com a presença de outras autoridades convidadas para a coroação de Charles III.

A coroação do rei está marcada para as 10h de sábado (6/5). Charles III será coroado junto de Camilla, sua esposa e rainha consorte. O rei optou por uma cerimônia menor, mais curta e mais diversificada do que a anterior, realizada para a mãe, em 1953. Os convites foram enviados para cerca de 2 mil pessoas.

Confira aqui a programação completa da coroação:

Sábado

2h

Iniciam as celebrações formais. Haverá uma procissão com cerca de 200 oficiais das Forças Armadas britânicas. Grande parte do grupo é composto pelo Regimento Montado da Cavalaria Doméstica. A trupe sairá do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde ocorrerá a solenidade religiosa.

Foto colorida do interior de uma igreja clássica e monumental - MetrópolesClique do interior da Abadia de Westminster

5h30

Chegada dos convidados à majestosa igreja. Para saber quem estará na Abadia de Westminster e assistirá de perto o entronamento do rei, leia todos os detalhes na seguinte reportagem: Veja quais reis e presidentes prestigiarão a coroação de Charles III. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma das autoridades confirmadas a marcar presença no evento.

6h20

Charles sairá do Palácio de Buckingham, sede da monarquia britânica, em direção à Abadia de Westminster. A bordo de uma emblemática carruagem, ele estará acompanhado da esposa, a rainha consorte Camilla. O trajeto a ser feito pelo casal soma 2,3 quilômetros. Estima-se que a dupla chegue ao templo minutos antes do relógio marcar 7h.

Foto colorida de homem idoso, branco, com terno risca de giz abraço a uma mulher branca, idosa e com vestido azul. Eles estão em uma sala com detalhes dourados - Metrópoles

Fotografia do rei e da rainha consorte, tirada no mês passado na sala de estar azul do Palácio de Buckingham

7h

Seguindo a pontualidade britânica, a cerimônia religiosa começará às 7h. Charles e Camilla entrará na igreja pela Grande Porta Oeste. Juntos, o casal seguirá pela nave até chegarem ao espaço central da abadia. Segundo noticiou a imprensa britânica, o culto deverá durar duas horas. A solenidade será conduzida pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Comunhão Anglicana.

A cerimônia é dividida em cinco partes, sendo elas: reconhecimento, juramento, unção, investidura e entronização. Pelo protocolo descrito pelo Royal Collection Trust, a parte mais sagrada se trata da unção do rei. O arcebispo será o responsável por derramar o óleo do crisma, consagrado em Jerusalém, em uma colher especial para ungir o soberano nas mãos, peito e cabeça.

Jonathan Brady – WPA Pool/Getty Images

Foto colorida de dois homens idosos se cumprimentando em uma sala de estar com decoração antiga. Um dos homem é padre - Metrópoles

Rei Charles e o arcebispo de Canterbury, Justin Welby. O clérigo conduzirá a cerimônia religiosa

O momento da bênção fica escondido por ser “tampado” por um dossel. Ao término do rito protagonizado pelo rei, inicia-se as formalidades com Camilla. Ao contrário do marido, ela não precisará fazer o juramento. Após a cerimônia, a esposa de Charles passará a ser chamada de rainha, sem o termo consorte.

9h

Finalizados os protocolos religiosos na igreja, Charles e Camilla retornam ao Palácio de Buckingham em uma carruagem milenar, com 260 anos. Enquanto o monarca vai à frente, outros integrantes da dinastia Windsor surgem atrás, a exemplo do príncipe William e Kate Middleton, com os três filhos, George, Charlotte e Louis. As crianças são netas do soberano.

Samir Hussein/WireImage/Getty ImagesFoto colorida de três crianças branca e loiras acenando e com cara triste - Metrópoles
As crianças a caminho do Palácio de Buckingham

10h30

Rei oficialmente coroado do Reino Unido, Charles e a rainha Camilla aparecerão na varanda do Palácio de Buckingham para o tradicional momento de acenar para os súditos. Milhares de pessoas são esperadas na propriedade real. O gesto encerra os eventos solenes do dia, assim como foi no Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, em junho do ano passado.

Domingo

8h

No domingo (7/5), o Reino Unido estará em festa, por essa razão, os britânicos são convidados a participar do Grande Almoço da Coroação. A pedido do rei, a população é chamada a compartilhar alimentos e companhia como atitude de celebração e amizade. De acordo com o Palácio de Buckingham, Charles e Camilla elegeram uma quiche de inspiração francesa como prato para marcar a comemoração.

Jeff J Mitchell/Getty ImagesJubileu de platina da rainha Elizabeth II 2022 - terceiro dia
Membros do público se reúnem no The Mall antes da Platinum Party no Palace em 04 de junho de 2022 em várias cidades, Reino Unido

15h

Para festejar ao histórico momento da monarquia, um concerto ocorrerá no Castelo de Windsor. Entre os nomes confirmados a subir ao palco do espetáculo, estão: Lionel Richie, Andrea Bocelli, Katy Perry e as irmãs Kylie e Dannii Minogue. Haverá uma apresentação do Coral da Coroação, formado por grupos comunitários, refugiados, cantores LGBTQIA+ e pessoas com a deficiência auditiva.

Conforme anunciou a revista estadunidense Variety, o personagem Ursinho Pooh, o ator Tom Cruise e a cantora Nicole Scherzinger, do grupo Pussycat Dolls, farão parte do concerto em homenagem ao rei Charles.

Segunda-feira

Será feriado no Reino Unido na segunda-feira (8/5). Mais uma súplica do rei Charles é que os britânicos se dediquem ao The Big Help Out (A Grande Ajuda, em tradução livre). Como esteve envolvido em diversos ações do serviço público, o soberano propõe que a população ajude pessoas em situação de vulnerabilidade social com atividades de voluntariado.

Yui Mok – WPA Pool/Getty Images

Foto colorida de um homem idoso e branco ao lado de um homem e uma mulher negros. Eles conversam e estão ao lado de um grupo de pessoas - Metrópoles

Rei Charles se encontrou com Lionel Richie e Lisa Parigi nessa terça-feira (3/5)
Artigo anteriorPrefeitura de Parintins e ANTAQ cobram atuação do Departamento Nacional de Transporte sobre porto da cidade
Próximo artigoGoverno antecipa 13º a 30 milhões de beneficiários do INSS: confira calendário