
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, no início da tarde desta terça-feira (27/1), para o Panamá. Com isso, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assume a presidência até o retorno do petista, previsto para esta quarta-feira (28/1).
O avião presidencial decolou de Brasília às 13h23. A previsão é que o petista chegue ao Aeroporto Panamá Pacífico, na Cidade do Panamá, às 16h30 (18h30 no horário de Brasília).
Ele aproveitará a viagem — a primeira internacional em 2026 — para ter um primeiro contato com novas lideranças da direita sul-americana.
Na quarta, Lula vai participar da abertura do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, ao lado dos presidentes:
- José Raúl Mulino, do Panamá;
- Gustavo Petro, da Colômbia;
- Rodrigo Paz, da Bolívia;
- Daniel Noboa, do Equador;
- Bernardo Arévalo, da Guatemala;
- Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica;
- e de José Antonio Kast, presidente eleito do Chile.
O titular do Planalto será o segundo a discursar. Após o evento, os chefes de Estado farão uma foto oficial no Canal do Panamá. Na sequência, haverá um almoço no Palácio do Governo.
Conversas
Lula tem uma conversa prevista com o novo presidente da Bolívia. O encontro foi preparado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Será o primeiro contato entre Lula e Rodrigo Paz, eleito em outubro de 2025. A chegada do direitista ao poder encerrou 20 anos consecutivos de governos de esquerda no país.
O mandatário brasileiro também terá reunião de trabalho com Mulino. “Vamos discutir oportunidades e desafios de nossa região, e fortalecer as relações entre Brasil e Panamá”, disse Lula em publicação nas redes sociais.
Além de Paz e Mulino, Lula deve conversar pela primeira vez com o presidente eleito do Chile, que toma posse em março, substituindo o progressista Gabriel Boric.
Com informações de Metrópoles.







