O petista voltou a falar que não vai permitir que um nome da extrema direita de volta à presidência e, embora não tenha cravado a decisão de disputar reeleição, sinalizou que pode ser “tetra presidente”.
“Eu estou preparado para dizer para vocês e quero que os adversários saibam: se eu for candidato, eu não vou disputar, eu vou ser candidato para ganhar as eleições”, ressaltou.
Lula também fez menção ao ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que desistiu da campanha em meio a especulações sobre sua saúde, e afirmou não querer repetir o episódio.
“Para ser candidato tenho que ser muito honesto e sincero comigo. Eu preciso estar 100% de saúde. Eu, decidir ser candidato para depois acontecer comigo o que aconteceu com o Biden, jamais. Eu ia enganar o partido e iria enganar o povo brasileiro”, acrescentou.
Recado a Trump
Ao longo do discurso, o presidente também falou sobre a crise envolvendo as tarifas de 50% aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. O petista afirmou que a decisão do chefe da Casa Branca é “inaceitável” e reafirmou o desejo de negociar uma solução.
“Os Estados Unidos é muito grande, é o mais bélico do mundo, maior economia do mundo, tudo isso é muito importante. Mas nós queremos ser respeitados pelo nosso tamanho. Não somos uma republiqueta. Tentar colocar um assunto político para nos taxar economicamente é inaceitável”, pontuou o presidente.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp! Fique por dentro das últimas notícias do Amazonas e do Brasil em tempo real.