O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o título de cidadania de Parintins, sábado, 05 de agosto. A concessão é uma indicação do prefeito Bi Garcia (União Brasil).

A concessão foi aprovada por unanimidade na manhã desta terça-feira, 1º. Até o vereador bolsonarista Fernando Menezes (Republicanos), que é da base do prefeito, votou a favor da honraria a Lula.

Lula estará em Parintins para inaugurar o Linhão de Tucuruí, a rede energia elétrica integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIM). A obra do Governo Federal foi lançada em 2014 pelo então ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (MDB), concluída no primeiro semestre de 2023.

No exercício do terceiro mandato, Lula visita Parintins pela segunda vez. A primeira foi em 2003, quando assistiu ao Festival Folclórico de Parintins na arena do Bumbódromo e entregou o portal da cidade, próximo ao Aeroporto Júlio Belém. Antes de ser presidente do Brasil, Lula já conhecia Parintins.

Durante caravana de campanha no final da década de 1980, o líder sindical esteve na Ilha Tupinambarana, onde cultiva amizades de décadas com companheiros do Partido dos Trabalhadores.

No governo Lula (2003-2006/2007-2010), Parintins ganhou importantes investimentos, com ênfase a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Artigo anteriorProdução de petróleo e gás natural em junho registra recorde
Próximo artigoVereadores de Manaus retornam do recesso parlamentar utilizando nova tecnologia nas sessões plenárias