As vítimas participavam da brigada de incêndio do IBGE • Divulgação/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, nesta quarta-feira (30), para lamentar a morte de dois servidores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) durante o combate ao um incêndio florestal no Distrito Federal.

“Minha solidariedade e meu abraço às famílias, aos colegas de trabalho e a todos que se dedicam diariamente à proteção do meio ambiente. Esses trabalhadores estavam cumprindo sua missão com coragem e comprometimento, defendendo o nosso país, a nossa biodiversidade e o nosso povo”, escreveu.

Lula aproveitou a postagem para dizer que desde o início do governo, tem atuado em diversas frentes contra os incêndios florestais e os efeitos da emergência climática. “A sanção da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, há um ano, por exemplo, trouxe importantes avanços, com mais brigadistas, mais equipamentos, apoio aos estados e ações coordenadas de prevenção e resposta. Hoje o Brasil está mais preparado para enfrentar os incêndios.”

“Mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos seguir investindo, com seriedade e responsabilidade, para proteger vidas humanas, as florestas brasileiras e o futuro das próximas gerações”, completou.

Tragédia

Dois servidores do IBGE, identificados como Manoel José de Souza Neto e Valmir de Souza e Silva, ambos com 65 anos, morreram carbonizados em um incêndio florestal em frente a Reserva Ecológica do órgão, em Brasília, na tarde dessa terça-feira (29).

De acordo com a PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), a equipe localizou o primeiro corpo em uma área rural próxima à rodovia BR-251. A Polícia constatou que a vítima combatia um incêndio no local e que havia outro homem desaparecido.

Durante o deslocamento da equipe de plantão, a segunda vítima foi encontrada. A PCDF ainda disse que havia muita fumaça no ambiente e resquícios de incêndio. Além disso, o Corpo de Bombeiros combatia as chamas no local.

A presidência do instituto decretou luto de três dias em respeito à memória dos funcionários. “A direção do IBGE, por meio da Superintendência no Distrito Federal, está dando suporte às famílias das vítimas e tomando as medidas necessárias”, declarou o órgão.

Com informações de CNN Brasil.

Artigo anteriorTrês criminosos morreram em confronto com PMs no RJ
Próximo artigoPrefeitura de Manaus encerra ‘Campanha de Combate ao Tráfico Humano Edição 2025’