
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou profundo pesar e solidariedade às famílias das vítimas que faleceram e foram afetadas pela passagem de um tornado pelos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no centro-sul do Paraná, nesta sexta-feira (7).
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, publicou Lula em suas redes sociais.
Devastação e Resposta Federal
O tornado, classificado como categoria F3 com ventos de até 250 km/h, causou a morte de ao menos seis pessoas – cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Além disso, 432 pessoas ficaram feridas e duas estão desaparecidas. Rio Bonito do Iguaçu, município de 14 mil habitantes, teve 90% de sua área urbana danificada, segundo a Defesa Civil.
Em resposta à tragédia, o presidente Lula anunciou o envio de uma equipe federal à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda. Técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, e profissionais da Força Nacional do SUS também estão a caminho para auxiliar no resgate e no suporte à população e às equipes do governo paranaense.
A ministra Gleisi Hoffmann reforçou o objetivo da missão: “Levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado que atingiu cidades na região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução”. O governador do Paraná, Ratinho Junior, decretou estado de emergência para agilizar a reconstrução das áreas atingidas e informou que alojamentos estão sendo preparados para as pessoas que perderam suas casas.
Com informações de Agência Brasil










