Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta segunda-feira (5/5), à nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Ela substitui Cida Gonçalves, que enfrenta denúncias de assédio moral e racismo por parte de servidores da pasta.

Na rede social X, o petista publicou foto (em destaque) dando boas-vindas para a nova ministra das Mulheres ao lado de Gleisi Hoffmann, chefe da articulação política do governo Lula (PT), e de Cida Gonçalves. Márcia Lopes é ex-ministra do Desenvolvimento Social, assistente social e professora.

Na última sexta-feira (2/5), Cida participou de reunião com o presidente, no Palácio do Planalto, quando a saída do governo foi acertada. A exoneração e a nomeação devem ser publicadas no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda-feira.

Quem é Márcia Lopes

Formada em serviço social, a nova ministra é professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social durante os primeiros mandatos de Lula e, em 2010, na gestão Dilma Rousseff (PT), assumiu a titularidade da pasta.

Ex-vereadora de Londrina (PR), Márcia Lopes concorreu à prefeitura da cidade em 2012, quando ficou em terceiro lugar. Em 2022, ela fez parte da equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.

Artigo anteriorEstudo faz análise científica dos custos financeiros para funcionamento das UBS Fluviais na Amazônia
Próximo artigoSine Manaus oferta 369 vagas de emprego nesta terça-feira, 6/5