Palácio do Quirinal

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, será recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (15/7). O líder italiano visitará oficialmente Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Trata-se da primeira vinda de um presidente italiano ao Brasil desde 2000. Em junho do ano passado, Lula fez uma visita oficial ao país, ocasião em que se reuniu com Mattarella.

Durante o encontro desta segunda, os chefes de Estado discutirão questões do relacionamento bilateral e abordarão temas que envolvem as presidências do Brasil no G20 e da Itália no G7, como a Aliança Global contra a Fome a reforma das instituições de governança global.

Também está prevista a assinatura de acordos, entre eles o que permite a conversão de carteiras de habilitação brasileiras para italianas. A medida está suspensa desde janeiro de 2023, quando o antigo acordo expirou.

A visita acontece no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Agendas

Após a cerimônia no Palácio do Planalto, as autoridades terão um almoço no Palácio Itamaraty. Depois, Mattarella segue para uma reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No dia seguinte, Mattarella embarca para o Rio Grande do Sul, onde se reunirá com membros da comunidade italiana e prestará solidariedade pelas enchentes que afetaram o estado em maio deste ano.

Na quarta-feira (17/7), o chefe de Estado visitará o Museu da Imigração, em São Paulo. No dia seguinte, parte para o Rio de Janeiro, onde passará por pontos turísticos e discursará em um evento no Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Já na sexta (19/7), ele irá para Salvador, na Bahia, para encerrar sua passagem por terras brasileiras.

Artigo anterior“Eu deveria estar morto”, diz Donald Trump após atentado nos EUA
Próximo artigoIncêndio destrói casas e mata uma criança em Nhamundá; Veja os vídeos