Reprodução/Youtube

O petista Luiz Inácio Lula da Silva, que já presidiu o Brasil por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2011, e é candidato a um terceiro mandato, fez uma postagem nas redes sociais garantindo que não tentaria uma nova reeleição.

“Eu, se eleito, serei um presidente de um mandato só”, escreveu Lula. “Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, completou, sem citar nomes. Lula faz 77 anos esta semana e deu declarações neste sentido, mas não havia fechado a porta de maneira tão objetiva.

A declaração ocorre num momento em que o petista tenta consolidar uma frente ampla para se contrapor ao adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula já fez a primeira grande concessão a um acerto político mais amplo ao escolher seu vice, o ex-tucano e ex-adversário Geraldo Alckmin (hoje no PSB). Ao longo da campanha, o petista foi juntando mais apoios fora da esquerda, como o dos economistas que criaram o Plano Real e de ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e José Sarney (MDB).

O apoio de fora da esquerda de maior peso político até agora foi o da senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno pela presidência.

Em outro aceno para fora e sua base nesta reta final de campanha, Lula também disse que quer nomes de fora do PT em seu governo, caso seja eleito. Veja:

“Nosso governo não será um governo do PT”, diz @LulaOficial.

Candidato à presidência afirmou que pretende contar com nomes que não integram o partido, caso seja eleito.#Eleicoes2022 pic.twitter.com/ffTr7euh5J

— Metrópoles (@Metropoles) October 25, 2022

Veja a postagem de Lula se comprometendo a não tentar a reeleição:

Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população.

— Lula 13 (@LulaOficial) October 25, 2022

(Metrópoles)

Artigo anteriorMarcelo Bimbi diz que será morto e chama governador do Acre de covarde
Próximo artigoPrefeito de Eirunepé tem as contas bloqueadas por ignorar decisão do TCE sobre shows de Joelma e Barões da Pisadinha