
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para a primeira viagem internacional do ano, nesta sexta-feira (27/2), para participar da posse do seu homólogo uruguaio, Yamandú Orsi. O evento acontece na tarde deste sábado (1º/3), em Montevidéu, e a previsão é que o petista retorne para Brasília no mesmo dia.
A agenda marca o início de uma série de compromissos internacionais do titular do Planalto em março. Até então, o presidente estava focado viajar pelo interior do país para divulgar investimentos, programas e ações do governo. Como mostrou o Metrópoles, a ampliação das agendas Brasil a fora faz parte da estratégia para reverter a queda na popularidade.
Lula volta a viajar
- O presidente Lula embarca nesta sexta-feira (27/2) para a primeira viagem internacional do ano. Ele participará da posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, no sábado (1º/3), em Montevidéu, e retornará a Brasília no mesmo dia.
- Em 2024, o comércio entre os Brasil e Uruguai atingiu US$ 4,965 bilhões, com o Brasil sendo o segundo maior parceiro comercial do Uruguai, atrás da China.
- A viagem ao Uruguai marca o início de uma série de agendas internacionais, incluindo a cúpula da Celac, no final de março, e idas ao Japão e Vietnã.
O Brasil é o segundo maior parceiro comercial do Uruguai, atrás somente da China. O comércio entre as nações vizinhas atingiu US$ 4,965 bilhões em 2024. Brasil e Uruguai possuem projetos conjuntos em diversas áreas, como infraestrutura e cooperação política.
Um dos temas bilaterais é a binacionalização do Aeroporto de Rivera, a implantação da Hidrovia Uruguai-Brasil e a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, que passa pelo Rio Grande do Sul.
Os compromissos internacionais também ocuparão parte importante da agenda do presidente ao longo do ano. Além do Brasil sediar grandes eventos, a exemplo da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) e a cúpula de líderes do Brics, o presidente tem ao menos sete visitas previstas para fora do país.
Em março, após a ida ao Uruguai, Lula também deve comparecer à cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras. A data exata, no entanto, ainda não foi definida. Já no final do mês, o presidente embarca em um novo giro internacional, com passagens pelo Japão, dias 25 e 26, e Vietnã, em 27 e 28.
A agenda em Tóquio marca os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Além disso, o presidente quer ampliar as parcerias comerciais com o país asiático. “Vou para o Japão com a perspectiva de abrir o mercado para a carne brasileira”, disse Lula em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá, no início de fevereiro.
Mais viagens
No segundo semestre, o presidente deve fazer a tradicional viagem a Nova York, nos Estados Unidos, em setembro, com o objetivo de participar da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Além disso, há expectativa para a ida do petista à África do Sul, na Cúpula do G20.
Lula também já confirmou uma visita de Estado à França, nos dias 6 e 7 de junho. Em solo francês, ele também participa da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, entre 9 e 13 de junho.