O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (13) restrições ao uso de celular nas escolas de todo o Brasil. A nova lei limita o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, em estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou na cerimônia, em Brasília-DF, que a medida é necessária para proteger os alunos de conteúdos nocivos na Internet e destacou a aprovação da lei pelo Congresso Nacional. Ele também explicou que a lei vale inclusive para os intervalos escolares e citou algumas exceções.

Lula descreveu a aprovação da medida pelo Congresso como “um ato de coragem” e “reconhecimento às pessoas sérias na área da educação”. “No fundo, o ser humano nasceu para viver em comunidade, olhando para a cara do outro e brincando. Somos feitos de uma reação química que exige o olhar, o pegar na mão e a brincadeira”, disse.

O projeto de lei, de autoria da Câmara dos Deputados, teve como relator o senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A matéria foi aprovada pelo Senado e enviada à sanção presidencial em dezembro de 2024.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda possuem legislações que restringem uso de celular em escolas.

Artigo anteriorApresentado no São Paulo, Enzo Díaz afirma estar pronto para atuar
Próximo artigoPotássio do Brasil assina Acordo de Cooperação com o Conselho Indígena Mura com proposta para o desenvolvimento de Autazes