Uma nova pesquisa Genial/Quaest, que será divulgada nesta segunda-feira (3), trará cenários para a eleição presidencial de 2026 e testará, pela primeira vez, os nomes de Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro como potenciais candidatos da direita, segundo informações antecipadas pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.
A pesquisa “mostrará que Lula continua muito competitivo, mesmo com a piora na avaliação”, diz o colunista. O levantamento também revelará que o cantor sertanejo surge como o nome mais competitivo contra o atual presidente em um eventual segundo turno.
O fator determinante para essa competitividade é o alto grau de conhecimento de Gusttavo Lima entre os eleitores. Outros possíveis adversários, como governadores da direita e Pablo Marçal, enfrentam um desconhecimento superior a 50%, o que limita suas chances no momento.
A pesquisa avaliará o nível de conhecimento, rejeição e potencial de voto de 12 candidatos, incluindo Lula, Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Fernando Haddad, além de Gusttavo Lima e Eduardo Bolsonaro.
A pesquisa anterior da Genial/Quaest, realizada entre 23 e 26 de janeiro, apontou uma piora na avaliação do governo Lula. A aprovação caiu de 52% em dezembro para 47% em janeiro, enquanto a reprovação aumentou de 31% para 37%. A deterioração foi mais intensa em alguns segmentos específicos, como no Nordeste, onde a aprovação do presidente caiu de 48% para 37%. Entre as mulheres, a avaliação negativa subiu de 27% para 36%, e entre os eleitores com Ensino Médio e Superior, a reprovação passou de 33% para 43% e de 39% para 47%, respectivamente.