Acadêmicos de Niterói homenageará Lula no Carnaval 2026; Chico Buarque recusa convite para compor samba-enredo

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que estreia no Grupo Especial Carioca em 2026, anunciou que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o enredo-tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Segundo a coluna Gente, da revista Veja, o renomado compositor Chico Buarque foi convidado pela diretoria da agremiação para compor o samba-enredo em homenagem ao ex-operário e presidente.

O artista, conhecido por sua forte conexão com o universo do samba, especialmente com a Mangueira, declinou do convite. De acordo com, a assessoria do cantor, Chico Buarque   acha mais justo deixar o samba nas mãos dos compositores da comunidade”. O convite teria sido feito por Arlindinho Cruz.

Historicamente, Chico Buarque já teve forte presença no Carnaval — em 1998, foi tema de enredo da Estação Primeira de Mangueira.

Chico Buarque mantém uma relação de longa data com Lula, marcada por amizade e apoio político. O cantor foi um dos nomes mais presentes na defesa pública da candidatura do petista em 2022, participando de eventos, atos e manifestos a favor do presidente.

Em diversas entrevistas, Chico destacou sua admiração pelo percurso político de Lula e pelo que considera avanços sociais promovidos durante seus governos.

Hoje, a Acadêmicos de Niterói se prepara para um desfile marcante, que busca unir música, política e emoção, contando com o talento de um dos principais artistas da música popular brasileira para fortalecer a homenagem.

Artigo anteriorNa zona leste, Polícia Civil prende homem por homicídio ocorrido em 2006
Próximo artigoDeputados estaduais apresentam matérias legislativas em benefício de gestantes