Levantamento do instituto Paraná Pesquisas para as eleições presidenciais de 2022, encomendando pelo partido Progressistas e divulgado nesta quinta-feira (13), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51,9% dos votos válidos, tecnicamente empatado, dentro da margem de erro, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 48,1%. O segundo turno das eleições está marcado para o dia 30 de outubro.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.

Este é o primeiro levantamento do Paraná Pesquisas após o resultado do primeiro turno apurado no dia 2 de outubro, ocasião em que Lula teve 48,43% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro.

No cenário desta quinta-feira (13), o petista e o atual presidente estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 8 e 12 de outubro, o levantamento ouviu 2.020 mil pessoas em 162 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08438/2022.

Votos totais

No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula aparece com 47,6% contra 44,1% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 4,8%, enquanto 3,6% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não há uma lista prévia apresentada aos entrevistados, Lula aparece com 42,6% contra 39,2% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 5,4%, enquanto 12,8% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.

Confira os Números

Artigo anteriorTSE proíbe propaganda de Lula que associa Bolsonaro a canibalismo
Próximo artigoJoão Gomes detona árbitro da Copa do Brasil: “Tendencioso e fraco”