A classificação final obtida no campo no Campeonato Brasileiro do ano passado está restabelecida. O juiz Marcello do Amaral Perino, da 42ª Vara Cível Central, concedeu ontem à noite liminar obrigando a CBF a devolver os quatro pontos retirados da Portuguesa pela escalação supostamente irregular do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada.
Perino já havia concedido liminar, a uma ação movida por um torcedor do Flamengo que pedia que o clube carioca recuperasse os quatro pontos retirados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A equipe rubro-negra foi punida por utilizar, diante do Cruzeiro, na última rodada, o lateral-esquerdo André Santos que, no entender da justiça desportiva, deveria cumprir suspensão.
A decisão do STJD, porém, foi baseada na legislação esportiva e não levou em conta o que determina o Estatuto do Torcedor. Foi com base nisso que torcedores levaram a causa à Justiça comum. A ação que beneficiou a Portuguesa foi interposta por Artur Monteiro Vieira, defendido pelo advogado Leonardo Cesar Montes Dainese, segundo consta no site do Tribunal de Justiça.
Ainda segundo o TJ-SP, a ação foi distribuída para a 42ª Vara Cível Central porque já havia outra idêntica, a que beneficiou o Flamengo. Cabe recurso à decisão, mas por enquanto, quem disputará a Série B em 2014 será o Fluminense. Sem as punições do STJD, o Fluminense terminou o Brasileirão com 46 pontos, menos do que o Flamengo, que somou 49, e a Portuguesa, que ganhou 48.