Jesus Vargas/Getty Images

O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou, nesta segunda-feira (27/10), o desmantelamento de três operações terroristas que, segundo ele, foram promovidas pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. As ações tinham como objetivo derrubar o governo bolivariano. A declaração foi feita durante o programa “Con Maduro+”, no segmento “Zona Digital”.

De acordo com Maduro, as operações incluíam planos para um ataque à Praça Venezuela, um ataque à antiga embaixada dos EUA e um plano de autoataque. O presidente afirmou que a identificação e frustração dessas ações foram possíveis graças a um trabalho de inteligência coordenado entre as agências de segurança venezuelanas.

Diosdado Cabello, vice-presidente do Setor de Política, Segurança Cidadã e Paz, e ministro do Interior, Justiça e Paz, presente no anúncio, informou que três indivíduos foram capturados em posse de “manuais de execução da Agência Central de Inteligência”. Cabello acrescentou que os detidos tentaram negar o envolvimento, mas celulares apreendidos continham informações cruciais. “O que encontramos é ouro puro: a CIA, ligada a setores que odeiam a Venezuela”, declarou.

Acusação de Intervenção Através do Tráfico de Drogas

Maduro reiterou sua denúncia de que os Estados Unidos estariam buscando se apropriar dos recursos naturais da Venezuela, como petróleo, gás e ouro. Ele baseia essa afirmação em relatórios compilados ao longo dos anos, que indicam indicadores qualitativos e quantitativos.

O presidente venezuelano alega que a estratégia de intervenção norte-americana se fundamenta em acusações relacionadas ao narcotráfico, utilizando a produção de drogas na Colômbia como pretexto. Maduro defende que seu governo implementou uma política rigorosa de combate às drogas.

“Do pequeno percentual de 100% da cocaína produzida na Colômbia, apenas 5% tenta passar pela Venezuela, e desses 5%, já estamos capturando quase tudo, queimando e destruindo. Um grande esforço. Com provas, públicas, notórias”, afirmou Maduro, enfatizando o empenho de seu governo na luta contra o tráfico de drogas.

Com informações de Metrópoles

Artigo anteriorBA: empresário é executado na porta de casa com mais de 40 tiros
Próximo artigoHomem de 24 anos desaparece após cair de moto aquática em represa