
Mais 13 casos de Monkeypox (varíola dos macacos) foram notificados no Amazonas, conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os dados foram divulgados neste sábado (24). O estado já registra 89 casos confirmados da doença.
De acordo com o boletim, nenhum dos casos confirmados necessitou de internação e as pessoas seguem em isolamento domiciliar.
A atual situação no Amazonas é de 270 notificações, sendo 89 confirmados, 111 descartados, 70 suspeitos e nenhum registro de óbito pela doença.
De todos os casos confirmados até este sábado (24), 85% são homens e 4% são mulheres. Em relação à faixa etária, 51% tem entre 20 a 29 anos; 38% tem entre 30 a 39 anos; 10% tem entre 40 e 49 anos e 1% tem entre 50 e 59 anos.
A FVS-RCP informou ainda que até o momento só foram registrados casos da doença na capital e em Parintins.
Orientações de prevenção para a população
O órgão de saúde ressalta à população para os cuidados e protocolos sanitários de prevenção ao vírus. Confira:
– Evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas, assim como evitar parcerias múltiplas;
– Buscar um serviço de saúde nos casos de aparecimento de lesões (bolhas) ou feridas;
– No caso do aparecimento de lesões características de Monkeypox, ou diagnóstico confirmado, comunicar às suas parcerias sexuais dos últimos 21 dias, para realização de autoexame;
– Em casos suspeitos ficar em isolamento até resultado laboratorial;
– Em casos confirmados manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos e, caso o contato seja necessário, cobrir as lesões utilizando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência;
– Medidas adicionais devem ser mantidas em casos suspeitos e confirmados, como a higiene das mãos com frequência, não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas, e outros objetos, os quais, também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.