Getty Images

Mais de 1,1 mil migrantes cruzaram o Canal da Mancha e desembarcaram no Reino Unido no último sábado (31/5), marcando o maior número registrado em um único dia em 2025 e aumentando a pressão interna da extrema direita sobre o governo do primeiro-ministro britânico Keir Starmer para conter esse tipo de travessia. Segundo dados oficiais, as autoridades identificaram 1.194 migrantes em 18 embarcações diferentes. Desde janeiro, já são 14.808 pessoas que chegaram ao país por essa rota.

Trata-se de um número sem precedentes apesar das medidas adotadas por Londres e Paris para tentar frear essas travessias perigosas. O recorde absoluto de migrantes em um só dia ocorreu em setembro de 2022, quando 1.305 pessoas desembarcaram em solo britânico. Naquele ano, o total foi de 45.774. Em 2023, houve uma redução nas travessias ilegais (36,8 mil), mas os dados mais recentes indicam uma nova alta em 2025.

Artigo anteriorJustiça ordena criação de plano para garantir benefícios sociais diretamente a povos indígenas do Amazonas
Próximo artigoTurquia recebe novas negociações diretas entre Rússia e Ucrânia