A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já atendeu, de janeiro a abril, 3.373 pessoas pelo Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) e Serviço de Apoio Psicológico à População (SAPP), que tem o objetivo de oferecer apoio emocional aos profissionais da saúde (ativos e afastados) e à população em geral.
Os serviços são nas modalidades de escuta emergencial e plantão psicológico. Ao todo 16 profissionais da psicologia atuam no atendimento, que é gratuito, emergencial e sigiloso.
De acordo com o gerente de saúde mental do Departamento de Atenção Básica (Dabe) da SES-AM, Paulo José, a Resolução Nº11/2018 do Conselho Federal de Psicologia, regulamenta e autoriza o serviço prestado on-line, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), por profissionais devidamente registrados no Conselho.
“O contato com o usuário do serviço pode ser realizado através de SMS ou WhatsApp (mensagem assíncrona). Os psicólogos realizam os atendimentos por meio de contato telefônico e/ou videochamada, e podem ser feitos até três atendimentos com duração de até 30 minutos”, explicou o gerente.
Segundo Paulo José, por ser um atendimento sigiloso, não é gravado ou tem seu conteúdo compartilhado, bem como não gera documentos. “Dependendo da avaliação feita pelo profissional, ele pode fazer todos os encaminhamentos necessários para que o usuário tenha um atendimento mais aprofundado”, disse.
Para acessar o atendimento, os usuários devem acessar o link http://chatbot.saude.am.g