O Passo a Paço 2018, realizado pela Prefeitura de Manaus no último final de semana, também gerou renda para os grupos de catadores de lixo, que retiraram 358 quilos de materiais recicláveis durante os dois dias do evento, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), no Centro Histórico de Manaus.
O evento, que contou com a parceria dos grupos Aliança e Recicla Manaus, teve o trabalho de 20 profissionais catadores, sendo 10 para cada dia de Feira. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulps) deram apoio e efetuaram a limpeza, antes, durante e imediatamente após o encerramento do Passo a Paço.
“Seguimos o modelo de parceria que já vem sendo feita há, pelo menos, cinco anos na gestão de prefeito Arthur Virgílio Neto, em eventos oficiais, como o Carnaval, Réveillon e outras festas do calendário municipal”, lembrou o subsecretário de gestão da Semulsp, Eisenhower Campos.
As equipes coletaram 213 quilos de garrafas pet; 91 quilos de latinhas de alumínio; 11 quilos de plástico e 43 quilos de papelão.
Para o subsecretário da Semulsp, a participação dos catadores em eventos de grande participação popular é importante na medida em que insere esses profissionais nas políticas públicas do município. “A população vê que eles estão mobilizados e organizados como categoria e ganham credibilidade junto ao mercado, para escoar seus produtos”, avaliou.







