O domingo (26/10) foi de expectativa e movimento intenso em escolas de todo o Amazonas durante a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O processo reuniu mais de 48 mil candidatos, que disputam uma das 2.254 vagas ofertadas pela instituição neste ciclo de seleção — sendo 1.179 para Manaus e 1.075 para o interior.

As provas foram aplicadas em 167 locais de exame, distribuídos entre 76 escolas na capital e 91 nos municípios do interior, reafirmando o compromisso da universidade com a interiorização do ensino superior público e gratuito. Os portões foram abertos às 12h e as avaliações ocorreram das 13h às 18h (horário de Manaus).

Interiorização e inovação

Representando o reitor Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Interiorização, Prof. Dr. Valber Martins, destacou o significado do SIS para a juventude amazonense.

“Este é o nosso melhor momento, porque podemos oportunizar a realização de sonhos desses jovens. Eles têm agora a chance de ingressar no ensino superior e se preparar para um futuro melhor. Neste ano, trazemos uma novidade: o curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, ofertado em Itacoatiara e Parintins, com 30 vagas em cada município — um avanço que mostra o compromisso da UEA com as transformações tecnológicas e educacionais”, afirmou Martins.

Logística complexa e segurança

O diretor da Comissão Geral de Concursos (CGC), Prof. Dr. Jonas Oliveira, ressaltou a ampla estrutura logística envolvida na aplicação do exame, que alcançou até mesmo comunidades indígenas distantes, como Belém do Solimões, em Tabatinga.

“Estamos aplicando provas em todos os municípios, com deslocamentos aéreos, terrestres e fluviais. É uma operação complexa, monitorada por um sistema de segurança via GPS, que nos informa em tempo real qualquer movimentação ou ruptura de lacres”, explicou o diretor.

Histórias de dedicação e apoio familiar

Entre os milhares de candidatos, a estudante Thaís Gabrielly, de 17 anos, do 2º ano do ensino médio, foi uma das que chegaram cedo à Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), em Manaus. Determinada a cursar Enfermagem, ela contou que o Pré-Vest da UEA, curso on-line e gratuito, foi essencial em sua preparação.

“Eu me organizava para assistir aos vídeos e estudar pelos conteúdos do Pré-Vest. Foi o que mais me ajudou para essa prova”, disse.

A mãe de Thaís, a professora Tatiana Souza, acompanhou a filha até o local de prova e reforçou a importância da presença da família nesse momento.

“Nós sempre incentivamos a estudar. É gratificante ver nossa filha buscando o futuro dela com tanto empenho”, declarou.

Abstenção e próximos passos

A UEA registrou 5.983 abstenções, o que representa 12,28% do total de inscritos. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (29/10), a partir das 20h, enquanto o resultado final do SIS e do Vestibular 2025 (acesso 2026) será publicado em 5 de dezembro de 2025, junto com o edital de matrícula.

Artigo anteriorRoubo no Louvre: Dois suspeitos são presos por roubo de joias
Próximo artigoLando Norris vence GP do México e assume liderança de campeonato