Os dez cemitérios existentes em Manaus receberam neste domingo, 02, Dia de Finados, mais de 600 mil pessoas. Para garantir comodidade aos visitantes, a Prefeitura de Manaus criou um esquema especial de trânsito, transporte, limpeza pública e segurança.

A maior movimentação foi no Cemitério Nossa Senhora de Aparecida, no Tarumã, que registrou a visita de aproximadamente 400 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). Depois, o São João Batista, na Avenida Senador Álvaro Maia, com público de mais de 50 mil.

Logo nas primeiras horas do dia, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciaram o trabalho de isolamento de ruas e desvio de rotas próximas aos cemitérios da área urbana da cidade.

Ao todo, a operação do Manaustrans destinou um efetivo de 200 agentes, que contaram com três caminhões guinchos, 24 viaturas e 40 motos.

“Nosso trabalho iniciou ainda de madrugada para que pudéssemos organizar tudo e manter o trânsito próximo aos cemitérios fluindo sem problemas. Nossa operação segue até às 23h deste domingo”, disse o coronel Raimundo Encarnação, diretor de operações do Manaustrans.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) criou três linhas especiais, com um total de 35 ônibus, para atender as pessoas que foram ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, o Parque Tarumã, localizado na avenida do Turismo, o maior de Manaus com uma área de 101 hectares.

Para garantir que o sistema de transporte coletivo funcionasse sem problemas 30 fiscais do SMTU acompanharam a operação. Ao todo, o cemitério do Tarumã foi atendido por 150 ônibus, entre linhas regulares e extras.

Limpeza pública

A Semulsp colocou 200 agentes de limpeza durante o dia nos cemitérios, em grupos de varrição, e mais 300 para realizar a limpeza durante a noite.

Para auxiliar os garis, a Semulsp disponibilizou quatro caminhões coletores grandes e dois de pequeno porte – usados na coleta seletiva do Centro – para fazer o serviço nos cemitérios São João Batista, na Avenida Senador Álvaro Maia, e Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, ambos com maior fluxo de visitantes.

“Distribuímos grandes lixeiras, que chamamos de gaiolas, pelos cemitérios e disponibilizamos os carros coletores. No São João Batista colocamos os carros pequenos e deixamos um caminhão pelo lado de fora. Os outros ficaram no Cemitério do Tarumã”, explicou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

Ele lembrou que a organização dos dez cemitérios da cidade para o Dia de Finados começou há 40 dias, com pequenas reformas, capinação, varrição e pintura. “A ordem do prefeito Artur Virgílio Neto é que a cidade já esteja limpa na manhã de segunda-feira, 3”, disse.

Para a coordenadora de Cemitérios da Semulsp, Danyelle Soares, a operação montada pela prefeitura para a data foi fundamental, já que o órgão registrou aumento de 8% nas visitas de Finados deste ano, em um comparativo com o mesmo período do ano passado. “A grande operação de preparo dos cemitérios, que envolveu toda a estrutura da Prefeitura de Manaus, deu resultado e conseguimos atender satisfatoriamente a população, que começou a visitar estes espaços ainda no decorrer da semana, intensificando no sábado, 1°”, disse.

Completaram o esquema de ação da prefeitura fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), a Guarda Municipal, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, do Governo do Estado, também prestaram apoio para a garantia da ordem nos espaços. Os bombeiros, por exemplo, mantiveram a atenção redobrada para evitar focos de incêndios causados pelo grande número de velas.

Para quem foi homenagear os amigos e familiares falecidos, o momento foi de recordação. Délza Figueiredo foi visitar o túmulo do filho falecido há três meses e destacou a importância do respeito com a data. “Ainda uso o luto, não na roupa, mas dentro de mim, no coração. Hoje, meu dia será aqui até o fim da tarde em respeito a meu filho”, disse a mãe.

Comércio

Enquanto muitos visitam e prestam homenagem aos entes queridos, outros aproveitam a data para faturar um dinheiro extra. Exemplo é a comerciante Dina Dias, que levou toda a família para vender velas e flores. “Estou aqui desde às 4 da manhã de sexta-feira e já estou acabando de vender meus produtos. Vim com primo, meu tio e estamos todos felizes com as vendas”, disse a vendedora.

A cidade de Manaus possui dez cemitérios, sendo seis na área urbana e quatro na zona rural. Durante todo o dia foram realizadas missas nos cemitérios.

Na área externa do cemitério São João Batista, às 18h, acontece a tradicional missa campal, celebrada pelo Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani.

Artigo anteriorDiretor da Faculdade de Saúde da Argentina faz intercâmbio com brasileiros durante congresso
Próximo artigoJustiça do Trabalho condena Igreja Universal a indenizar em R$ 100 mil ex-pastor incentivado a realizar vasectomia