Em dez dias de trabalho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, localizada na comunidade Parque das Nações, zona Sul de Manaus, já realizou 605 cadastros individuais e 153 cadastros domiciliares. A meta da Prefeitura de Manaus é cadastrar aproximadamente nove mil pessoas que passarão a ser atendidas pelas três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na UBS Nilton Lins.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, o cadastramento está sendo realizado por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que estão visitando as residências que já foram identificadas, dentro do território delimitado na área de abrangência da própria UBS. “Antes de iniciar o cadastro, os profissionais da UBS realizaram o trabalho de reconhecimento geográfico do território e a contagem da população da área”, enfatizou.

“Foram definidas as prioridades no mapeamento da área geográfica em que cada equipe de saúde vai atuar, com a identificação de grupos, famílias e indivíduos expostos a maiores riscos e vulnerabilidades. O objetivo foi garantir que sejam atendidas as famílias que mais precisam do apoio da Estratégia Saúde da Família”, informa a gerente do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Oriana Nascimento.

Durante a visita, o ACS realiza cadastramento domiciliar e individual de cada morador. É feita a identificação do responsável pelo domicílio, com informações de endereço e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF e número do documento de identidade. Também são levantadas informações sobre as condições de moradia, trabalho, renda salarial, as condições de fornecimento de água, energia elétrica e esgoto.

Caso não haja ninguém na residência no momento da visita, o ACS deixa um comunicado informando que o morador responsável pelo domicílio deve procurar a UBS para realizar o cadastro, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 16h00.

Com o cadastro na Estratégia Saúde da Família, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar com acompanhamento constante por parte da equipe de saúde, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e ACSs. A partir do programa, as equipes de saúde formam um vínculo com a família, realizando visitas domiciliares, agendando atendimento na UBS, identificando os pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, garantindo a atualização do cartão de vacina de toda a família, fazendo a busca ativa de mulheres que precisam fazer o pré-natal, entre outros serviços.

De acordo com a diretora da UBS Nilton Lins, Josilda Souza, o foco principal é trabalhar com a promoção da saúde e a prevenção às doenças. “Também é uma forma de facilitar o acesso do paciente à rede de atendimento em saúde”, explicou.

Josilda Souza ressaltou que mesmo após a finalização do trabalho de cadastramento, após o cumprimento da meta, a UBS Nilton Lins continuará o atendimento da demanda espontânea dentro da estrutura disponível.

A UBS Nilton Lins disponibiliza consultas médicas e de enfermagem, assistência farmacêutica e serviço social, serviços de curativo, vacinação, nebulização, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de exames no Sistema de Regulação (Sisreg), dispensação de medicamentos, além de atividades de promoção da saúde e prevenção às doenças.

Artigo anteriorAngelus Figueira e Afrânio são condenados pelo TCU por falsificação de documentos e ficam inelegíveis – Veja o Acórdão
Próximo artigoAlunos da Escola Municipal Maria Rufina visitam Casa do Idoso Vicente de Paulo