O trabalho investigativo da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat) realizado de forma conjunta com o Cerco Inteligente de Videomonitoramento (Paredão) resultou na elucidação de mais de 90% dos crimes com vítimas fatais registrados, este ano, em Manaus.
Conforme o delegado da Deat, Temistócles Silva, o Paredão, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM), se consolidou como uma das principais ferramentas de auxílio da Polícia Civil (PC-AM).
“A ferramenta Paredão é um investimento que tem tido um resultado magnífico não só para a Deat, mas para toda a polícia. O rastreio de um delito é fundamental como prova para se conseguir uma condenação e o sistema faz esse cerco e consegue mostrar o antes, o durante e o depois do ocorrido. Então, isso faz com que essa prova tenha mais robustez para que a Justiça possa prolatar sua sentença”, detalhou o delegado.
Procedimentos
Somente este ano, a Deat instaurou 265 Inquéritos Policiais para investigar acidentes de trânsito com vítimas fatais. Deste total, de acordo com o delegado, 255 procedimentos já foram encaminhados à Justiça. “Deste total, em torno de 90% nós temos aí a autoria e a materialidade definidas. Isso graças a um instrumento, que eu imputo que foi um dos melhores investimentos realizados pela polícia nos últimos, que é o Paredão”, afirmou Temistócles.
O delegado informou que o trabalho investigativo associado às imagens obtidas pelo ‘Paredão’ é fundamental para a elucidação de um crime. Mas ele ressaltou que a interação com a população, também é imprescindível para que o trabalho policial seja realizado e concluído com êxito. “Espontaneamente as pessoas colaboram com o nosso trabalho e com essa colaboração, a gente consegue elucidar muitos desses crimes”.
Imprudência x álcool
Temistócles destacou que dos 255 inquéritos encaminhados para a Justiça com autoria e materialidades definidas foram, cerca de 90% dessas mortes registradas no trânsito são ocasionadas por dois fatores: um deles é a imprudência aliada a embriaguez e o excesso de velocidade.
“Não é a embriaguez e a velocidade sejam os únicos elementos que contribuem para a incidência do crime, mas eles são um dos grandes causadores. Se conseguíssemos minimizar essa situação, da embriaguez e o excesso de velocidade, iríamos reduzir em muito os acidentes de trânsito com vítimas fatais”, afirmou o delegado.
‘Paredão’
O Paredão é um sistema formado por mais de 650 câmeras de videomonitoramento instaladas em toda a capital. Ele foi implantado em 2021, pelo Governo do Amazonas no escopo do Programa Amazonas Mais Seguro para auxiliar as Forças de Segurança na elucidação de crimes, onde os criminosos utilizam veículos.
Com tecnologia de ponta, as câmeras auxiliaram a SSP-AM na redução, em comparação com a maior série histórica, de mais de 80% dos roubos a veículos no estado.
Além de atuar nos crimes de roubo a veículos, o ‘Paredão’ passou a auxiliar as policiais Civil e Militar, na elucidação de outros crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubo e qualquer outro caso, onde os suspeitos se utilizam de carro ou motos.